Ele vendeu casa, carro e agência para criar rede de estética exclusiva para homens
Com receio de dizer que buscava tratamentos de estética, Luis Fernando Carvalho visualizou um nicho de mercado com grande potencial
Luis Fernando Carvalho, com experiência em publicidade e eventos, fundou a Homenz, uma rede de estética masculina que faturou R$ 27 milhões em 2023.
Dono de uma produtora de campanhas publicitárias e com experiência em negócios construção e eventos, Luis Fernando Carvalho teve a ideia que mudaria sua vida enquanto aguardava em uma clínica de estética para fazer um tratamento. Mais atento à saúde e disposto a cuidar do corpo após enfrentar uma doença, percebeu que, assim como ele, outros homens tinham receio de dizer que faziam procedimentos estéticos. A solução, então, era criar aquele mesmo espaço onde estava, porém exclusivo para homens. Naquele final de semana estudou o mercado, confirmou a demanda com sua irmã esteticista e três meses depois, em maio de 2019, nascima a Homenz. A marca fechou 2023 com o faturamento de R$27 milhões e pretende concluir o ano com R$ 100 milhões, 60 unidades em operação e outras 115 em fase de implantação.
Os serviços principais incluem transplante capilar, tratamento faciais e corporais, além de depilação a led. Acreditando no potencial da Homenz, Luis vendeu sua produtora, pegou um empréstimo de R$ 100 mil e investiu no novo negócio. Começou atendendo amigos em uma sala comercial com equipamentos usados. Sua vasta rede de contatos, construída em anos no mercado de eventos, ajudou a atrair clientes. Mesmo enfrentando dificuldades de entender a estética masculina, Luis ousou novamente e, em 2020, vendeu sua casa e carro para abrir a segunda unidade em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Aprendendo a fazer a gestão à distância, se deparou com mais um desafio. Desta vez, a pandemia. Já determinado desde o início a fazer dar certo e sonhando também em ter uma rede de franquia, o empresário aproveitou o período em que as lojas estavam fechadas para estudar o franchising. Destemido, resolveu procurar quem entende do negócio e chegou em um franqueador do segmento de saúde e beleza, que se dispôs a ensiná-lo sobre o segmento.
Em 2021, abriu a primeira unidade em Itajaí (SC), seguida por Joinville e outras cidades. Até 2023, Luis cuidava pessoalmente de todos os detalhes: escolha de pontos, negociações, limpeza das clínicas e venda de novas unidades. O crescimento chamou a atenção de sócios como o cantor e ator Lucas Lucco e os irmãos Leonardo e Leandro Castelo, proprietários da 300 Ecossistema de Alto Impacto, que em 2023, se tornaram sócios do empreendimento.
A Homenz, avaliada em R$ 129 milhões, oferece planos de assinatura de R$ 99,90, já contratados por mais de 3 mil clientes. Luis promove a ideia de que o autocuidado é essencial para os homens, sem afetar a masculinidade. Persistente, ele busca fortalecer o conceito de que estética e saúde são ferramentas para bem-estar e confiança, alcançando um mercado inexplorado e promissor.
Do vendedor de picolé ao empresário de sucesso
A persistência de Luis não é recente. Luis começou cedo no empreendedorismo. Vendia picolés na adolescência, mas seu espírito de inovação apareceu ao ajudar o tio em eventos e trabalhar de graça em uma produtora de vídeos aos 18 anos. Aprendeu tanto que abriu sua própria produtora em 2008, focada em comerciais de TV. Com poucos recursos, pediu equipamentos emprestados e construiu uma base de clientes e contatos. Focado em negócios e conquistar cada vez mais, assim como muitos homens, Luis negligenciou a saúde. Comia mal, não se exercitava ou praticava esportes. Até o ano de 2017, quando um câncer o fez olhar mais para si.
Ao enfrentar o câncer, Luis começou a cuidar mais de si e teve a ideia que mudaria sua vida: criar um ambiente exclusivo para homens se sentirem à vontade buscando estética e bem-estar. Nasceu assim a Homenz, um espaço que promove o conceito de que autocuidado não fere a masculinidade. Hoje, Luis sente-se mais jovem e determinado do que nunca, liderando uma rede de sucesso que mostra que persistência e inovação são as chaves para transformar desafios em grandes conquistas.