Multiempreendedor recompra mais de 100 franquias para não deixar franqueados na mão
Marco Lisboa recomprou franquias na pandemia, reformulou e agora relança para faturar R$ 4 milhões
Marco Lisboa, empreendedor nascido em São Paulo, teve sucesso com diversas redes de franquias e enfrentou desafios durante a pandemia, mas se preparou para um retorno mais forte.
Nascido e criado em berço de empreendedores, o paulistano Marco Lisboa, 50, cresceu observando o pai e o tio atuarem no setor automotivo, vendendo produtos para carros. Aos 14 anos, começou a trabalhar em uma videolocadora aos finais de semana e aos 18, com o dinheiro de suas economias, comprou o negócio, transformando-se de funcionário em dono. O que mais o motivava era a busca por independência - ele não aceitava a ideia de ter um chefe ou ter que cumprir horários mais rígidos.
Após anos de experiência com sua primeira empreitada, como a criação da Vip House Mais e da KoalaCar, Marco decidiu explorar o segmento de turismo, em 2019. Foi então que lançou a 3,2,1 GO!, uma rede de franquias especializada em experiências de viagem completas para a Disney e outros destinos nacionais e internacionais. O modelo de negócios, conhecido como 'franquia na mala' por não exigir ponto físico, foi tão bem-sucedido que hoje já reúne 50 franqueados dentro e fora do país e já faturou R$ 3 milhões.
Da trajetória a recompra de todas as franquias durante a pandemia
Empreendedor desde muito jovem, Marco formou-se em comércio exterior e marketing, conciliando sua formação acadêmica com suas responsabilidades empresariais. Aos 18 anos, além da videolocadora, passou a comandar a parte comercial da empresa do tio, além de iniciar mais um terceiro negócio focado para importação de produtos eletrônicos e tecidos.
Em 2009 ele abriu a VIP House Mais, uma rede de limpeza doméstica e pós-obra. O empreendedor usava seus produtos de limpeza sustentável, com vendas realizadas de porta em porta. Em 2013, criou a franquia da marca e surfou na onda da PEC das domésticas, que operou mudanças no segmento e, por conta de uma demanda maior pela prestação de serviços de limpeza terceirizados, gerou mais oportunidades para seu negócio. Essa rede chegou a ter mais de 100 franqueados operando, inclusive, em outros estados do Brasil.
Em 2015 foi a vez da KoalaCar. Se a empresa de limpeza doméstica ia de vento em popa, porque não estender os serviços também à limpeza de veículos? Lançou então uma microfranquia de limpeza a seco, com baixo custo, rápido retorno e consciência ambiental. O nome da marca foi inspirado no coala, que não bebe água, obtendo-a apenas das plantas. Numa lavagem convencional, consome-se mais de 300 litros de água, com os produtos da empresa, esse número é zero. Nesta rede o número de franqueados chegou a 50.
Em 2019 outra oportunidade, desta vez em um segmento que fazia brilhar ainda mais os olhos do empreender. Se antes explorava o mundo nos negócios, atuando com importação e exportação na empresa de Comex, agora uniria a paixão também no segmento de viagens. Neste ano decidiu empreender com uma agência de viagens, que meses depois seria também formatada em modelo de franquias. Nascia a 3,2,1 GO!, primeiramente especializada em Disney e que depois abriu o leque para experiências de viagens nacionais e internacionais. A empresa que atua como consultora e cuida de todos os detalhes, desde a emissão de visto e seguro viagem, até passagem aérea e hospedagem, tudo pensado de forma exclusiva e personalizada vendeu no mesmo ano, cinco franquias.
No final de 2019 diante da saturação dos mercados em que atuava e, ao mesmo tempo, enfrentando um diagnóstico de saúde que exigiria mais atenção e cuidado, Marco decidiu recomprar todas as franquias da VIP House Mais e da KoalaCar. Ele planejava reestruturar e reorganizar as marcas de forma gradual, mas a pandemia de Covid-19 acelerou esse processo. Já a recém-formatada franquia, 3,2,1 GO! teria que esperar para acelerar o processo de expansão e por acreditar na rede, os franqueados resolveram continuar com o negócio, apenas pausando no período em que não puderam atuar.
Com o fechamento temporário das operações, ele aproveitou a pausa para revisar estratégias e ajustar os negócios de maneira mais eficiente. Esse período desafiador permitiu que Marco fizesse uma reformulação em suas empresas, preparando-as para um relançamento com diferenciais competitivos e um retorno mais forte após a retomada das atividades.
O retorno das redes e os diferentes modelos de negócios
Durante todo o ano de 2020 os negócios da 3,2,1 GO! ficaram parados, já que o segmento de viagens foi bastante afetado pela pandemia. Com apenas cinco franqueados e sem a possibilidade de vender viagens, Marco suspendeu temporariamente todas as taxas para ajudar os empreendedores a permanecerem na rede. Somente em 2022, a empresa retomou suas atividades e neste período a rede cresceu 800%, abrindo, inclusive, unidades em Orlando, Nepal, além de uma em Portugal que será inaugurada em janeiro do próximo ano. A 3,2,1 GO! já conta com 50 franqueados, faturou R$ 3 milhões em 2023 e a previsão para 2024 é ainda maior, com expectativa de R$ 4 milhões até o final do ano.
Para franqueados, oferece quatro modelos de negócios: o Home office, que permite operar sem ponto fixo, o 3,2,1 GO! na Mala, que faz com que o franqueado possa operar em qualquer lugar e o Quiosque/Store in Store, que dá oportunidade do franqueado trabalhar em pequenos centros comerciais e também dentro de outros estabelecimentos comerciais, como academias e salões de beleza, por exemplo, além do tradicional modelo com loja física.
O executivo acaba de finalizar a reformatação da KoalaCar e o franqueado conta agora outros serviços além da limpeza ecológica do veículo, como o enceramento Wax, que cria uma película de proteção sobre a lataria, além de um serviço exclusivo da marca, de vitrificação de pintura, que cria proteção contra o desgaste da tinta do carro pelo tempo ou ocasionada por pequenos acidente, além de poder comercializar produtos no e-commerce da rede, aumentando assim, o ticket médio. São dois modelos de franquias, o modelo na mala, que possibilita o franqueado ir até o local do cliente e o modelo loja. A KoalaCar e a VIP House Mais, foram relançadas e iniciaram o processo de expansão.