IA cria ambientes de interação fluidos para os consumidores
A inteligência artificial transforma o atendimento ao cliente com interações mais ágeis e precisas. Empresas devem optar por soluções específicas para obter eficiência e segurança.
A inteligência artificial tem sido a grande protagonista na transformação digital do setor de atendimento ao cliente. Com o avanço da IA generativa, interações automatizadas se tornaram mais precisas, ágeis e eficazes e se tornaram ferramentas eficazes para aprimorar a relação entre consumidores e empresas.
De acordo com Ingrid Imanishi, diretora de soluções da Nice, a capacidade da inteligência artificial de compreender interações, gerar insights e automatizar processos tem sido aprimorada pela empresa desde antes do evento da IA generativa.
“Como estamos neste mercado há mais de três décadas, conseguimos desenvolver ferramentas de análise preditiva que identificam oportunidades de negócio, otimizam a eficiência operacional e elevam a qualidade do atendimento”, disse a executiva. Com a criação da IA generativa, foi possível evoluir ainda mais as soluções que são oferecidas aos clientes”, explica a executiva.
Uma das chaves para o sucesso da IA no setor de experiência ao cliente é a robustez das bases de conhecimento que alimentam seus modelos. Contudo, as empresas precisam ter em mente o tipo de inteligência artificial que escolherão. É importante procurar por soluções que integrem sistemas avançados de gestão de conhecimento e que garantam respostas rápidas e precisas, seja no autoatendimento, no suporte a bots ou como assistente para agentes humanos.
Este tipo de aprendizado não vem de informações públicas, que geralmente alimentam as ferramentas genéricas de IA generativa. O pulo do gato nesta adoção é escolher soluções de inteligência artificial específicas para o seu mercado. Isso garante, além da eficiência, segurança do que será informado e compartilhado com agentes e consumidores.
“A automação inteligente reduz significativamente o esforço das empresas na resolução de demandas. Também aumenta produtividade, velocidade e acurácia. Inclusive, um dos aspectos mais impactantes está na geração de insights, que permite a análise massiva de interações para detectar gaps e melhorar processos. Essa capacidade não apenas eleva a qualidade do atendimento, mas também potencializa o retorno sobre investimento (ROI) ao otimizar a eficiência operacional”, diz Ingrid Imanishi.