IA é aliada: veja estratégias para otimizar suas vendas online e captar clientes
Ter uma loja virtual é essencial para quebrar barreiras físicas e atingir públicos diversos
Para alcançar o sucesso no mundo do e-commerce, é crucial ter uma estratégia de vendas online eficaz. O especialista Diogo D. Zatta, gestor de CS, agilista e professor de Marketing e Negócios, destaca a importância de dois pilares: Market Fit e a definição da persona.
Em outras palavras, é fundamental garantir que o empreendedor está oferecendo o produto certo para o público correto. A partir dessa base, diversas táticas podem ser implementadas para captar clientes e impulsionar suas vendas.
Foque em redes sociais
As redes sociais são ferramentas poderosas para promover produtos, compartilhar novidades e ofertas. Segundo o especialista, elas funcionam atingindo públicos diversos, mas que se interessam pelo tipo de produto que a loja vende. Ou seja, amplia o acesso do cliente, mas ao mesmo tempo segmenta, trazendo seguidores que podem ser transformados em clientes.
Invista em anúncios pagos
Anúncios pagos segmentam o público e alcançam mais pessoas. A interação direta com os clientes permite obter feedback em tempo real e realizar ajustes estratégicos.
Caio Amaral, gerente de produtos do Terra, ressalta a importância de escolher portais de notícias para anunciar. Os anúncios nesses sites expandem o público que vai acessar aquele conteúdo, uma vez que portais de notícias são acessados por diversos tipos de pessoas.
Análise de Dados
Dominar a análise de dados é essencial no mercado competitivo atual, explica Diogo Zatta.
“Utilize ferramentas de análise e inteligência artificial para entender o comportamento, preferências e padrões de compra dos clientes. A interpretação correta desses dados garante decisões mais assertivas e eficientes”, diz.
Marketing de Conteúdo
Para construir confiança e autoridade, é fundamental criar conteúdo relevante e informativo. “Utilize blogs, vídeos, e-books e infográficos para educar seus potenciais clientes, demonstrando conhecimento sobre suas necessidades e soluções para seus problemas. Essa relação de confiança contribui para o aumento das vendas e a fidelização”, afirma o professor de Marketing e Negócios.
SEO é amigo
Investir em SEO (Otimização para Motores de Busca) é crucial para aumentar a visibilidade do seu site. Diogo afirma que é essencial trabalhar com palavras-chave relevantes, melhorar a experiência do usuário e criar conteúdo de qualidade.
“Adapte-se às novas formas de busca, como as realizadas via inteligência artificial (IA), como ChatGPT e Gemini. Integre estratégias de SEO tradicionais com essas novas tecnologias. Elas vêm para ajudar, e se recusar a usá-las pode ser um grande erro”.
“O futuro do marketing digital está intrinsecamente ligado à inteligência artificial e à automação. Essas tecnologias não apenas personalizam campanhas e aprimoram a eficiência operacional, mas também elevam a experiência do usuário e do cliente. Ferramentas de IA, como chatbots e sistemas de recomendação, transformam a interação com o cliente, enquanto a análise avançada de dados fornece insights estratégicos em tempo real. A adaptação a essas tecnologias, combinada a uma boa experiência de navegação e parcerias estratégicas, é fundamental para o sucesso no e-commerce”, diz Diogo.