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Lições para empreendedores compartilhadas por Letícia Vaz, que fatura R$ 10 milhões

Empresária começou a vender roupas ao pedir R$ 500 emprestado ao pai, e compartilha dicas valiosas para quem quer começar um negócio

3 dez 2024 - 05h00
(atualizado às 09h39)
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Letícia Vaz fatura 10 milhões de reais por ano com a marca LV Store
Letícia Vaz fatura 10 milhões de reais por ano com a marca LV Store
Foto: Arquivo Pessoal

Sabe aquelas dicas valiosas que todo empreendedor gostaria de receber antes de colocar um negócio em prática? Aqueles erros que quem já tem bagagem conhecem e quem está começando gostaria de evitar? 

A empresária Letícia Vaz, que começou sua marca de moda em 2015 e hoje fatura R$ 10 milhões por ano, foi a convidada do webinar de Terra Meu Negócio. Ela compartilhou sua história e contou o que dá certo e o que já deu errado na LV Store.

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Sempre à frente 

Letícia começou a empreender durante a faculdade ao perceber que suas amigas adoravam suas roupas, e que tudo que usava ditava tendência entre os colegas. Seu primeiro passo no empreendedorismo foi pedir ao pai um empréstimo de R$ 500. 

Com esse dinheiro, ela foi até uma rua de comércio popular em São Paulo e comprou diversas peças de roupas com o intuito de revendê-las. Foi um sucesso. 

Ainda naquela época, ela começou a enxergar o potencial das redes sociais, que ainda não eram usadas por marcas da forma como são hoje. Foi quando criou a LV Store no Instagram e, na página, não só publicava as novidades de peças como também dava dicas de moda. 

“A galera da faculdade começou a seguir, outras pessoas também, e foi aumentando minha quantidade de seguidores e vendas. Sempre gostei muito de estudar sobre moda, tendências, o que estava em alta fora do Brasil e o que chegaria aqui”, conta Letícia.

Logo, ela começou a produzir suas peças na oficina de costura que a mãe tinha, de improviso, em casa. E aí, foi só ladeira acima.

E-commerce, aposta inicial

Hoje, com uma marca consolidada que fatura R$ 10 milhões por ano, Letícia diz que uma das melhores ideias que teve foi ter um e-commerce logo no início, mesmo com roupas que ela revendia. 

“Eu fazia faculdade à noite, tinha um emprego CLT durante o dia e tinha a loja. Então era impossível responder um a um. Entendi, ali, que precisava de uma plataforma em que as pessoas conseguissem se servir”, afirma.

O Terra desenvolveu um construtor de loja virtual, uma ferramenta que pode ajudar o empreendedor que, como Letícia, precisa colocar seus produtos no digital desde o início.

“Depois de um ano do Instagram, comecei com o e-commerce porque percebi que, sem ele, eu estava cometendo muitos erros.”

Marketing bom não salva produto ruim

Outra dica valiosa que Letícia compartilha com os empreendedores no webinar é a importância de desenvolver produtos de qualidade. Mesmo que sua marca seja apenas uma revendedora, ela precisa garantir a qualidade dos produtos oferecidos aos clientes.

“Marketing bom não salva produto ruim. Antes de qualquer estratégia de divulgação, você precisa ter um produto de extrema qualidade que converse com seu público. No Instagram, eu vejo o tempo todo a movimentação do mercado. Tenho clara noção do que funciona para o meu público e do que não funciona”, afirma Letícia.

Faça um plano de negócios

Segundo Letícia, fazer um plano de negócios deve ser a primeira etapa antes de empreender. É importante ter claro o que será vendido, e por quê. “Às vezes, as pessoas entram em determinados nichos porque dá dinheiro, apenas. Mas isso tem prazo de validade. Tem produtos que viram moda e depois saem dela tão rapidamente quanto entraram. E a loja quebra”, diz.

“Não pode ser só pelo dinheiro. Tem que se conectar às gerações e fazer sentido também para o empreendedor. Ao definir o produto e serviço, defina, então, os fornecedores. Quem vai costurar para você? O estoque será na sua casa? Você enviará pelo correio? São perguntas que precisam ser respondidas.”

Monte um organograma

Mesmo que você seja o único responsável por todas as etapas do funcionamento da sua empresa, monte um organograma de uma empresa ideal. Letícia afirma que, com esse organograma montado, é mais fácil ver quais as movimentações poderão e deverão ser feitas no futuro. 

“Se você coloca tudo no papel, consegue ver se a ideia é viável. Às vezes, ao calcular valor de tecido, costureira e outros gastos, a conta pode não fechar. Por isso, tudo tem que ser bem calculado.”

Venda é resultado de boas histórias

Letícia ressalta a importância de uma boa criação de conteúdo para atrair clientes. “Venda é resultado de boas histórias”, diz. Definir a história que o produto vai contar faz com que pessoas comecem a se conectar com ele. 

A empresa tem que ter missão, visão, valores e propósito, segundo a empresária. “Quando sua empresa se conecta com o cliente, ela diminui a concorrência. O empresário precisa ter em mente o motivo pelo qual a empresa dele é mais importante do que outras do mesmo segmento”, Letícia analisa.

“A luta de preço não vai segurar cliente se você é uma empresa pequena. Foque na boa criação de conteúdo e na identificação dos clientes em relação à sua marca.”

Tem que ter CNPJ

Ao iniciar um negócio, muitos empreendedores evitam fazer um CNPJ. Pensam que como são os únicos donos e funcionários do empreendimento, e como ele ainda não deu nenhum lucro ou faturamento, tudo bem usar a base de pessoa física para administrá-lo. Para Letícia, isso é um erro crasso.

“Hoje, a maior parte das empresas fecha nos primeiros dois anos por falta de gestão financeira. Outra dica valiosa: não misture as contas de pessoa física com as contas da empresa. Abra uma conta PJ.”

Entenda sua métrica

Ainda sobre a criação de conteúdo para a marca, antes de sair postando um monte de coisa é preciso definir qual o público para quem você vai falar. “O maior erro das empresas é desenvolver conteúdo para métrica errada”, diz Letícia.

“Às vezes, os empresários querem likes, e likes não pagam conta. Ter como objetivo engajamento na minha marca de roupa não muda nada, porque as pessoas que engajam não necessariamente são as mesmas que compram. E quem engaja não necessariamente é quem converte. Primeiro, defina seu objetivo e entenda sua métrica. O que você, como empresário, quer? Vender? Fazer a marca ser conhecida? Se posicionar como autoridade no seu nicho?”.

Definido isso, a empresária sugere que novos empreendedores entendam em quais redes sociais o público para quem querem falar está. 

“Público mais jovem e inovador está no TikTok, por exemplo. Se você investir na rede social errada, não vai ter nem engajamento nem conversão.”

Desenhe linhas editoriais

Segundo Letícia, é importante definir verticais de conteúdos para as redes sociais. Não basta apenas divulgar o produto, mas também criar outros tipos de conversa com os seguidores. Defina seu conteúdo editorial em seções, como um jornal, e crie uma grade para cada uma dessas seções.

“Pegue essa linha editorial e divida em dias da semana. Ah, Letícia, todo dia tem que postar? Sim. E faça posts estratégicos, não só para encher linguiça e preencher o calendário.”

Para automatizar o processo de posts, o Terra oferece também um gestor de redes sociais, que pode ser adquirido por R$ 9,90 ao mês. 

Se você quer ver mais dicas de Letícia Vaz para empreendedores, assista ao webinar do Terra completo:

Fonte: Terra Content Solutions
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