LinkedIn: veja como usar essa ferramenta a seu favor
Neste artigo, você pode se informar melhor sobre como usar essa ferramenta a seu favor, garantindo uma boa presença na web!
Olá, Speaker! Como você está?
Ter uma boa presença na web é algo que tem se tornado cada vez mais importante para os profissionais. Já se sabe, por exemplo, que algumas empresas avaliam os perfis dos candidatos nas redes sociais antes de concluírem uma contratação e que muitas das vagas são preenchidas através de contatos feitos em mídias digitais.
Nesse sentido, o LinkedIn é uma das plataformas mais relevantes, já que, por meio dessa rede social direcionada à vida profissional e acadêmica, é possível criar conexões que podem ser um divisor de águas para assuntos relacionados a negócios e ao mercado de trabalho em si.
Saber usar o LinkedIn é, portanto, uma habilidade necessária tanto por profissionais que já estão inseridos no mercado quanto para aqueles que estão em busca de uma oportunidade.
Neste artigo, você pode se informar melhor sobre como usar essa ferramenta a seu favor, garantindo uma boa presença na web e que possa ser um plus para a sua carreira. Boa leitura!
Mantenha o seu perfil sempre atualizado
É importante atualizar o seu perfil, priorizando informações que são realmente relevantes. Entre essas informações, é interessante dizer o cargo que ocupa no momento (se estiver empregado), um breve resumo do que faz, algumas experiências profissionais anteriores e sua formação, incluindo cursos e especializações. É interessante que os seus dados para contato também estejam publicados e atualizados, ok?
Crie um perfil atrativo
Você já parou para pensar em quantos perfis ativos estão cadastrados no LinkedIn? Pois é, em meio a tantas e tantas pessoas, é importante criar um perfil atrativo e que se destaque em meio aos demais. O que isso quer dizer? Que é importante utilizar essa plataforma com inteligência – desde a escolha da sua foto de perfil até dos conteúdos que cria ou compartilha.
Adicione suas competências
Uma ferramenta interessante no LinkedIn é a que permite ao usuário cadastrar suas competências. Cada pessoa pode adicionar até 50 competências no perfil, sendo que as conexões podem sugerir outras ou confirmar que, de fato, você é competente naquilo que diz. Além disso, é possível receber e dar recomendações, que costumam ser um componente importante para otimizar o perfil e torná-lo mais atrativo.
Compartilhe conteúdo
Compartilhar conteúdo autoral é outra forma de se destacar em meio a outros muitos perfis do LinkedIN. Além de textos e outras mídias, é interessante publicar suas conquistas, os eventos aos quais compareceu, cursos que terminou, prêmios e tudo o que for relevante para a sua história profissional. Na hora de escrever e publicar, revise o seu conteúdo, já que ele funcionará como uma carta de apresentação e, logo, deve estar bem escrito (tanto ser correto gramaticalmente quanto ter uma lógica em sua estrutura).
Customize a URL do seu perfil
Para ser encontrado com maior facilidade, é interessante alterar a URL (o endereço eletrônico) que leva ao seu perfil, modificando as configurações de privacidade nessa plataforma. Esse pode até ser um detalhe, mas é muito eficiente em alguns casos específicos, como, por exemplo, para que o recrutador de uma vaga à qual você se candidatou possa encontrar o seu perfil rapidamente.
Faça conexões valiosas
Como eu disse no começo deste artigo, o LinkedIn é uma rede social. Logo, só terá sentido e eficácia se você interagir com os demais. Nesse sentido, foque na qualidade de suas interações, ou seja, se conectando com pessoas que se relacionam aos seus objetivos profissionais. Utilizar o LinkedIN para o networking é uma ideia interessantíssima, mas, para que isso aconteça, priorize seus contatos, evite mensagens automáticas e pense no conteúdo que compartilha.
Utilize palavras-chave
Ser claro sobre suas competências, aspirações e experiência é um fator primordial para usar o LinkedIn a seu favor. As palavras-chave cumprem bem esse papel, já que sintetizam – de forma direta e fácil de achar – as informações que você quer e precisa transmitir aos demais. Vale lembrar, ainda, que as palavras-chave são uma forma pela qual a plataforma conecta pessoas e empresas. Por isso, utilize-as de forma consciente e inteligente para alcançar os seus objetivos profissionais.
Hoje em dia, além de ter uma excelente comunicação interpessoal, é preciso saber se expressar e interagir em redes sociais, como o LinkedIN. Não se esqueça de usar todas as dicas das quais falamos aqui para impulsionar o seu perfil e fortalecer a sua imagem na web!
Fonte: