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Loja do Sebrae insere pequenos negócios no SPFW

Moda Pet e acessórios em madeira da Amazônia são destaque na semana da moda

16 abr 2015 - 15h24
(atualizado às 15h27)
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O mundo da moda vai muito além das roupas e dos acessórios e abrange também itens de decoração para ambientes e até produtos para animais domésticos. Esta é uma tendência de mercado já captada pelos pequenos negócios, segmento formado por mais de 271 mil micro e pequenas empresas, que representam cerca de 98% da indústria da moda nacional. Posicionar suas marcas nesse mercado é o desafio dos 17 empreendedores selecionadas pelo Sebrae Nacional para participar da FFW Shop, a loja da 39ª edição da São Paulo Fashion Week, maior evento de moda da América Latina que acontecerá de 13 a 17 de abril, no Parque Cândido Portinari, na capital paulista.

Foto: Sebrae

Paixões pela moda, música e pets deram origem à Dog Club, marca catarinense criada há menos de um ano. Das guias às coleiras, camas, roupas ou acessórios funcionais, a marca prioriza estilo e o conforto do animal. “Nossa idéia é inserir a marca em locais que até então só tinham produtos para humanos. Essa tendência já está acontecendo lá fora. Nossas coleções seguem motivos étnicos, da cultura pop e são inspirados na tropicalidade brasileira”, afirma Ariela Diniz, idealizadora da Dog Club ao lado de Marta Neto.

Outras oito marcas estreantes estarão no portfólio da loja, ao lado de Marchetaria (AC), Bruna Bert (AL), Native (AM), Mito (BA), Carola (PI), Vale da Seda (PR), Ame Bijoux e Escudeiro (RJ) e Rosi Zanon (SP). Entre as que retornam à FFW Shop, estão nomes como Rita Prossi (AM), Nathalia Tolentino (GO), Palone Design (RN), Laura Pereira (SC), Liverpool (SC), MuvShoes (DF) e Miwa (DF).

A ação faz parte do Contextualizar na Moda II, convênio entre o Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), que chega à sua segunda edição com participação de pequenas empresas de todos os estados brasileiros.

No espaço, serão comercializados itens exclusivos, com valores entre R$ 50 e R$ 1,500, que incluem roupas, acessórios, calçados, linha pet, joias, bolsas, artigos para viagens, entre outros. O convênio, formalizado pela primeira vez em janeiro de 2012 e renovado em fevereiro deste ano, já beneficiou mais de 500 empreendedores. Dentre eles, 69 já participaram da FFW Shop.

Acessórios como bolsas, jóias e marcadores de páginas produzidas com madeira da Amazônia são o cartão de apresentação da Marchetaria do Acre, marca que leva o nome da técnica surgida no Egito há três mil anos e utilizada na fabricação de peças muito requisitadas que chegam a custar R$ 5 mil em griffes de Paris, Tóquio e Nova Iorque. Os produtos feitos pelo artista Maqueson Silval também estarão na FFW Shop e se destacam não só pela técnica refinada, mas pela história contata em cada peça.

“A marchetaria era desconhecida no Brasil até 1977. Fiz cursos no Brasil e no exterior. Até chegar aqui, o Sebrae foi um parceiro muito importante, que me acompanha desde 1992 e possibilitou que eu me organizasse enquanto empresa e me capacitou por meio de cursos como o Empretec. Hoje, eu, minha esposa e mais 23 pessoas vivemos da marchetaria”, afirma Marcheson.

Além da loja, as marcas terão, junto de outros empreendedores, uma agenda bastante intensa durante o SPFW que inclui visita ao backstage de algumas grifes, desfiles comentados com especialistas, visita técnica à sede do Grupo InBrands, onde estão instaladas as equipes de criação, desenvolvimento e produção da Ellus, 2nd Floor, Alexandre Herchcovitch e Salinas, entre outras, além de um espaço exclusivo do Sebrae dentro da sala SPFW para relacionamento e troca de conhecimento.

“Eles [empresários de micro e pequenas empresas selecionados] terão uma vivência em um mundo que abre novas perspectivas para suas empresas. Nós vamos ajudar a abrir essas portas. Os empresários vão participar de palestras, uma série de capacitações e qualificações que vão permitir vender mais para o mercado da moda. Com isso, esses empreendedores vão poder incorporar um padrão de qualidade, de inovação nas suas empresas, que não vale apenas para o cenário nacional. Isso significa competir no mercado externo também”, destaca o presidente do Sebrae Nacional Luiz Barretto.

Fonte: Terra
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