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Lucro pode não ser o mais importante durante a Black Friday

Evento pode oferecer outros benefícios ao lojista, como exposição da marca e oportunidade para renovar os estoques

20 nov 2014 - 08h00
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Descontos oferecidos na última sexta-feira de novembro podem ajudar as lojas a fortalecerem suas marcas, fidelizarem clientes e renovarem estoques para o Natal
Descontos oferecidos na última sexta-feira de novembro podem ajudar as lojas a fortalecerem suas marcas, fidelizarem clientes e renovarem estoques para o Natal
Foto: Candapanda / Shutterstock

Nos últimos anos, o comércio brasileiro ganhou mais uma data para impulsionar as vendas: a Black Friday. No entanto, muitos consumidores reclamaram dos descontos ilusórios oferecidos nas edições anteriores, arranhando um pouco a imagem do evento. Veja a seguir como evitar estes erros e quais as melhores maneiras para se conquistar os clientes que vão às compras na última sexta-feira de novembro.

A única estratégia eficaz para atrair o consumidor na Black Friday é o preço baixo, afirma Marcelo Sinelli, consultor do Sebrae-SP. “Se não der um desconto de verdade fica complicado, porque hoje é muito fácil comparar. Conheço gente que já está dando print screen nos preços dos produtos em que está interessado para comparar no dia e ver se a redução vai ser real”, diz.

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Para saber em quais produtos o comerciante pode dar desconto, é importante que ele tenha uma bom conhecimento do seu estoque e saiba qual a margem de lucro de cada item. “É preciso pensar qual o nível aceitável de perda. Algumas vezes, você pode até optar por perder dinheiro em troca de outros benefícios, como exposição da marca, associação da loja a preços baixos, oportunidade para lançar determinado produto no mercado ou renovar os estoques. Tudo depende de qual é a estratégia da empresa”, completa.

Ainda segundo Marcelo, é preciso se preparar para um grande aumento de demanda na data, o que inclui mais movimento na loja. Para fazer frente a essa situação, o lojista deve avaliar se há necessidade de contratar funcionários temporários e, se tiver uma ferramenta de e-commerce, tem que se certificar de que o servidor é suficientemente robusto para dar conta do pico de visitas ao site da loja nesta data. “Imagina o tamanho do prejuízo se um e-commerce sair do ar em plena Black Friday por conta do excesso de usuários”, destaca.

Além disso, o consultor do Sebrae-SP ressalta a importância de avisar o cliente de que o negócio está participando da Black Friday. Para ele, é preciso destacar isso tanto na loja física quanto na virtual, mostrando quais os produtos terão preços promocionais, qual o desconto de cada item e quais são as formas de pagamento. “Muitos empresários não se preparam e nem treinam adequadamente seus vendedores. A Black Friday é uma data única, se a pessoa entrar na loja e não comprar, só no ano que vem. É preciso mostrar isso para o cliente, mas sem ser chato ou insistente demais, o que é difícil”, encerra.

Fonte: PrimaPagina
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