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Luz e ângulo: 8 dicas para fotografar produtos da sua loja virtual

Não saia gastando com fotógrafo; dá para fazer boas imagens de seus produtos com dicas valiosas

17 jul 2024 - 05h00
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Fotografar seus produtos pode ser simples com essas dicas
Fotografar seus produtos pode ser simples com essas dicas
Foto: Envato

Acabou de abrir sua loja virtual e ainda não teve tempo (ou dinheiro) para investir em profissionais de fotografia para capturar imagens dos seus produtos? Pois faça você mesmo. 

O Terra Meu Negócio traz dicas de especialistas sobre como produzir suas próprias fotos sem precisar contratar profissionais de captura e edição. 

Acesse todos os serviços oferecidos pelo Terra Meu Negócio.

Professor de Fotografia e Técnico em Produção de Moda no Senac SC/EAD, Leonardo Latronico afirma que não é a melhor câmera fotográfica que faz a melhor fotografia. Portanto, não se preocupe em adquirir um equipamento profissional. Dá para fazer boas imagens até mesmo com o celular. “Fotografar é levar o espectador da imagem a um local em que ele não está presente”, conta. Vamos às dicas!

Conheça seu produto e seu público-alvo

Essa é a primeira lição de casa. Você tem que saber exatamente o que quer passar com a imagem do produto. O que esse produto traz e o que você quer mostrar sobre ele? Para isso, você precisa conhecê-lo, e conhecer também seu público-alvo. 

“Perceba como o seu segmento se comporta em relação à imagem, pegando referências de outras marcas – não para fazer igual, mas para facilitar sua forma de se comunicar”, explica o especialista. 

“Além disso, descubra as funções do equipamento que você tem em mãos, mesmo que seja um smartphone. Pesquise sobre como aproveitá-lo totalmente para fazer as fotos.”

Tenha uma identidade visual

Leonardo explica que a identidade visual é como se fosse um sotaque da fotografia; algo que o consumidor olhe e identifique que aquela imagem é da sua marca. Para isso, ele recomenda, evite variar muito o local onde as fotos serão produzidas.

Crie um cantinho com luz natural ou artificial (a luz natural é mais fácil de trabalhar no começo) e faça as fotos sempre ali, até pegar bastante segurança para começar a variar. Elementos que se repetem nas fotos, logomarca, cores e composições de fundo podem ajudar também.

Cuidado com a poluição visual

dica para fotografar seus produtos
dica para fotografar seus produtos
Foto: Divulgação/Leonardo Latronico

“Não deixe aparecer coisas que não estão relacionadas ao contexto da imagem: lixeiras, extintores de incêndio, por exemplo. Coisas com cores chamativas devem ser evitadas, a não ser que estejam relacionadas a sua área de atuação.” - Leonardo Latronico, professor de Fotografia e Técnico em Produção de Moda no Senac SC/EAD.

Invista em equipamentos

Leonardo afirma que o fato de a melhor câmera não fazer a melhor fotografia, não significa que você não precisa investir em equipamentos, quando for possível. 

“Você deve extrair o máximo possível do equipamento que você tem à disposição. Na medida do possível, faça investimentos conscientes – a melhor câmera é a que cabe no seu bolso. Um bom tripé pode ajudar muito, uma boa iluminação artificial vai te dar a possibilidade de fotografar em qualquer horário, sem ficar dependendo das condições climáticas ou da luz do dia para fazer as fotos.”

Escolha bem a luz

De acordo com o professor, é importante observar e escolher o tipo de luz para as fotos

“A palavra ‘fotografia’ significa ‘escrever com a luz’, e na prática deve ser assim mesmo. A luz é a personagem principal. Por isso, perceba a quantidade e a qualidade da luz que você tem à disposição onde vai fotografar ou filmar. Uma luz dura é aquela que marca, que faz sombra; já a luz difusa é suave e homogênea, iluminando por inteiro sem contraste. Uma luz direta sai da lâmpada e vai direto ao produto, já a luz indireta tem algo entre os dois ou rebate em algo antes de atingi-lo. Cada tipo de luz gera um resultado.”

“A fotografia é uma forma de comunicação, assim como libras, braile e inglês. Para comunicar-se em outro idioma, é preciso aprender o básico. Estude sobre composição, regras dos terços, planos e ângulos, isso já vai te ajudar a se comunicar.”

Diferentes ângulos, diferentes sensações

fotografe seus produtos
fotografe seus produtos
Foto: Divulgação/Leonardo Latronico

“Diferentes ângulos da imagem trazem diferentes sensações. Diversifique na hora de fazer as imagens: faça fotos do produto por inteiro, fotos de detalhes, fotos de cima para baixo e fotos de baixo para cima. Pense na sua experiência ao entrar em uma loja de roupas: o seu primeiro contato é com a peça inteira na arara ou no manequim, depois você se aproxima e pega a que te interessou na mão, para ver detalhes, textura e acabamento. É exatamente essa a sensação que devemos transmitir através das fotos", diz Leonardo.

Aprimore com o que tem

Professor de Fotojornalismo e Fotografia do Curso de Jornalismo da ESPM, Erivam de Oliveira afirma que é possível utilizar objetos de fácil acesso para criar um cenário mais interessante: ele dá o exemplo da cartolina, que pode ser utilizada para montar um fundo infinito neutro.

Fotografe um por um

Erivam sugere, ainda, que evite colocar muitos objetos juntos para serem fotografados. Em vez disso, opte por itens que possam compor o cenário. “Por exemplo, se o produto é um biquíni, você pode compor o cenário com conchas, espalhar areia ao fundo… Tudo que remeta ao produto, e não tire o foco dele.”

Pesquise sobre psicologia das cores

No Marketing, existe a psicologia das cores. Erivam sugere que, antes de escolher o cenário, você entenda como as cores podem influenciar a percepção da marca e o comportamento do consumidor.

“Evite filtros. Muitas vezes, a simplicidade e a objetividade das fotos evidencia melhor o seu produto”, afirma Erivam.

Leonardo Latronico conclui:

“Muitas pessoas falam que não são criativas para fazer fotos, mas a criatividade é estimulada através da prática. Pratique, faça fotos regularmente, veja as fotos com olhar técnico, pense no que o fotógrafo quis transmitir com aquela imagem, busque referências! Isso vai te ajudar na hora de criar as suas próprias imagens.”

Fonte: Conteúdo de Marca
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