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Marca nova nas redes? Regras de ouro para fazer o seguidor virar seu fã

Aposte nessas dicas para fidelizar seguidores e transformá-los em potenciais clientes

26 jul 2024 - 12h53
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Depois de criar e customizar a rede social de um novo negócio, chega a parte mais difícil: conquistar seguidores, fidelizá-los e transformá-los em potenciais clientes. Para essa fase, o Terra ouviu especialistas em redes sociais que elencaram regras de ouro para ter mais engajamento e fazer seu cliente virar seu fã.

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Head de Marketing da mLabs, Mariana Cabral está à frente do gestor de redes sociais do Terra, uma ferramenta oferecida pelo Terra Meu Negócio. Ela afirma que quantidade de seguidores de nada adianta se esses seguidores não forem de qualidade. “O objetivo é conquistar seguidores com potencial de engajar com seu conteúdo e com sua marca, para que eles tenham também potencial de se tornar clientes”, diz.

E para isso, Mariana explica, é preciso ter uma série de boas práticas. 

Entenda quem é seu público

A marca precisa ter claro e delimitado quem é o público dela, com quem ela quer conversar e para quem ela cria conteúdo. “Quem cria para todo mundo não é relevante para ninguém”, diz. 

Por isso, delimite bem seu público. Desta forma, você conseguirá criar conteúdos direcionados, com alcance e retorno.

Humanize o conteúdo

Os conteúdos, afirma Mariana, devem ser intercalados entre anúncios dos produtos vendidos pela marca com conteúdos informativos de acordo com o público alvo. Ela exemplifica:

“Se sua marca é de moda para gestantes, você precisa produzir conteúdos informativos sobre temas que interessam a mulheres grávidas; fale sobre parto, sobre puerpério, sobre amamentação etc. Isso faz com que o público consuma seu conteúdo e o indique para outras pessoas.”

“As redes sociais são importantes para as marcas construírem relacionamento. Se você tentar só vender seu produto, não vai ter engajamento. Humanização é uma regra de ouro. Não faça panfletagem digital, usando todo o seu feed para divulgar produtos e serviços. As redes existem para as marcas entregarem valor”, conclui.

Foto: wichayada69 / Envato

Poste constantemente

O retorno sobre as redes sociais não acontece do dia para a noite; é o que explica Mariana, ao sugerir constância na hora das publicações. Segundo ela, é ideal que haja um planejamento editorial do canal, o que pode ser auxiliado por um gestor de mídias digitais. “Tem que haver uma constância de postagens relevantes. É importante entender qual a constância que faz sentido para a sua empresa, e relatórios de um gestor de redes podem ser eficazes para avaliar esta métrica”, diz.

Além de entender a frequência, se os posts serão diários ou a cada dois dias, é preciso diversificar os formatos. Mariana analisa que ao postar um story, você dialoga com seus seguidores especificamente. Ao publicar algo no feed, especialmente um reels, aumenta o potencial de alcançar novas pessoas. 

“É imprescindível ter constância e diversificação de formatos de posts nas redes. Não tem quantidade ideal. Faça os testes e analise os relatórios oferecidos pelo seu gestor de redes sociais. A partir do momento em que a entrega começa a cair, significa que as publicações estão concorrendo entre elas mesmas; daí, é momento de aumentar o espaçamento entre elas”. 

Conteúdo não é só um post

“Entenda que conteúdo não é só o que está na publicação. Os comentários fazem parte do conteúdo, e é fundamental que a marca interaja de forma relevante com esses comentários. Se um seguidor comentar seu conteúdo, aproveite e devolva o comentário com uma pergunta; estimule que ele traga uma nova resposta, potencializando o engajamento. Os comentários são uma thread e, se bem aproveitados, oferecerão mais um tesouro de conteúdo".

Crie conexão emocional com o cliente

Segundo a especialista em marketing digital Tatiana Fanti, o marketing emocional pode ser um grande aliado na hora de fazer o seguidor virar seu fã. 

“Quase todas as decisões de compra de um ser humano são baseadas na emoção. Existe, claro, a necessidade de comprar algo (um celular, por exemplo) mas o que de fato vai decidir a marca desse celular é a emoção que uma determinada marca vai despertar nessa pessoa. Aplicar o marketing emocional - aquele em que o foco é a conexão com o cliente - vai facilitar essa jornada de decisão, pois o cliente já terá criado laços com a sua marca”, afirma.

Foque no pós-venda e escute seus consumidores

“Um famoso corretor de imóveis costumava dizer que seu bem mais precioso era o caderninho preto que ele carregava todos os dias com ele. Neste caderno, constavam as informações essenciais sobre seus clientes: data de casamento, nascimento dos filhos etc. Com essas informações, ele se fazia presente nos momentos especiais de seus clientes e isso se refletia em suas vendas. Um cliente que comprou a sua primeira casa com esse corretor o procurava todas as vezes que pensava em um novo negócio ou o indicava a amigos. Esse é um pós-venda de sucesso, uma ferramenta que poucas marcas valorizam. O seu cliente é o seu melhor propagandista, então que tal investir um tempo extra no contato esporádico com ele para saber como estão as coisas (incluindo aqui o serviço ou produto que você vendeu a ele)?. Ações de aniversário ou datas comemorativas entram aqui também e, acredite, vão conquistar ainda mais o coração de seus clientes”, afirma Tatiana.

Além disso, de acordo com a especialista, é importante pedir feedbacks e incentivar esse cliente a compartilhar com você as impressões dele. Ouvir atentamente é importante para entender como está sua marca pelo olhar do consumidor. “A visão de fora, especialmente a do cliente, é que pode melhorar ainda mais o seu negócio e, consequentemente, conquistar novos potenciais seguidores”.

Fonte: Terra Content Solutions
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