Meta lança novos óculos de VR e faz parceria com a Microsoft
Empresa anunciou o Meta Quest Pro, headset VR "de última geração", que já vai chegar ao mercado no dia 25 de outubro
Já faz mais de meia década que as tecnologias de realidade virtual figuram nas listas de "coisas que vão estourar". Até agora não foi isso o que aconteceu. Empresas como a Oculus mais se tornaram marcas de nicho, enquanto players como a Sony usam o Playstation como forma de vender seu periférico de realidade virtual. Contudo, Mark Zuckerberg ainda acredita na realidade virtual. Tanto que a Meta vai lançar um novo hardware próprio.
A empresa de Menlo Park anunciou o Meta Quest Pro, headset VR "de última geração", que já vai chegar ao mercado no dia 25 de outubro. Para os que querem saber o preço, é bom preparar o bolso: a brincadeira sairá por US$ 1,5 mil (cerca de R$ 8 mil em uma conversão direta).
Segundo o CEO da Meta, o Quest Pro faz parte do plano ambicioso que a empresa tem para o Metaverso, e que foi divulgado no ano passado quando a companhia mudou o seu nome. Inclusive, para reforçar esta iniciativa, o plano da Meta é intensificar parcerias com marcas como Microsoft, com foco no trabalho e recursos sociais e colaborativos no metaverso.
Com o preço mais salgado - e recursos bem mais poderosos - que um headset para consumidor médio, a expectativa da Meta para o Quest Pro é o de atrair usuários mais hardcore, assim como emplacar a tecnologia no meio corporativo.
"A principal razão pela qual estamos neste espaço é que achamos que a realidade virtual pode ser muito poderosa para conexão social e, com o Quest Pro, queremos trazer mais dessa tecnologia também para o contexto de trabalho, onde a Microsoft já tem alguns produtos incrivelmente bem-sucedidos no mercado", afirmou Mark Zuckerberg na coletiva de lançamento do hardware.
Segundo a Meta, os números também sustentam o plano. Até o momento, mais de US$ 1,5 bilhão foi gasto em jogos e aplicativos na Meta Quest Store e a empresa uma série de novos jogos e experiências de fitness que estão por vir.
Se você não tem mais paciência pro assunto de RV, o fato é que ainda tem muita gente no mercado que acredita no potencial destes produtos. Por exemplo, analistas estimam que os mercados de realidade virtual e aumentada devem crescer para a casa dos US$ 600 bilhões até 2025, e players como Sony, Lenovo, HTC e Panasonic estão todas trabalhando em seus produtos para o segmento.
Outro rumor que circula no Vale do Silício desde o ano passado é que a Apple também está experimentando com a tecnologia, e deve lançar seu produto de realidade virtual, algo que pode ser um divisor de águas. Contudo, nada de concreto foi anunciado até agora.