Namorados abandonam emprego para abrir empresa juntos
Sociedade deu certo nos negócios, e agora eles planejam intensificara parceria em outra área: estão de casamento marcado
Os dois se conheceram no colégio, reencontraram-se anos depois, já formados, e começaram a namorar. Thiago Speranzini, economista, consultor da PwC. Julia Sanches, administradora, funcionária de uma grande indústria de embalagem. Ambos com muitos planos em comum – entre os quais ser dono do próprio negócio e casar. O primeiro já se concretizou, o segundo vai se consumar em 2016.
Conheça ferramentas para aumentar produtividade da equipe
A ideia de montar uma empresa nasceu quando foram convidados de última hora para visitar um amigo. “Precisávamos levar um presente. Faltava tempo para comprar, procurei na internet e não achei nada que agradasse”, lembra Julia.
Decidiram, então, criar um site para dar ajuda virtual a um problema bem real: a escolha do presente certo para cada situação. O Found IT!, lançado em 2013, tem opções customizadas para diversas situações – aniversário, Dia dos Namorados ou uma mera visita casual. E a promessa é de fazer entregas rápidas – algumas em até quatro horas. “Juntamos vários fornecedores e criamos produtos específicos para cada perfil, sempre numa embalagem legal e com prazos de entrega curtos”, diz Julia.
O ponto de partida, comenta Speranzini, é resolver um problema bem moderno. “As pessoas estão trabalhando cada vez mais, e, simultaneamente, também têm mais relações sociais, mas não tempo de encontrar o presente para cada ocasião.”
No início, o casal manteve dupla jornada: continuava no trabalho e tocava o site nas horas vagas. Quando o empreendimento começou a crescer, Speranzini deixou o emprego para dedicar-se exclusivamente ao Found IT! Depois, Julia fez o mesmo.
O caminho até aqui foi criado com uma sintonia fina entre ele e ela, que conseguem separar bem a vida amorosa e os negócios. “Cada um de nós ficou responsável por algumas áreas, podendo, inclusive, tomar decisões autonomamente”, explica Julia, que se dedica mais a comercial e ao marketing. Speranzini ficou com o setor financeiro e de novos negócios.
Além dos kits que podem ser comprados para cada ocasião e perfil, o Found IT! oferece um serviço de curadoria para quem quer dar um presente ainda mais pessoal, mas não sabe o quê. “A consultoria é feita pelo site, respondendo a um questionário bem simples para sabermos o perfil do presenteado, ou pelo Whatsapp [aplicativo de mensagens para celular]. Com base nas informações, sugerimos o presente ideal”, diz Speranzini. “É muito mais um serviço do que uma simples loja on-line”, complementa Julia.
A proposta do site parece ter chamado a atenção de investidores. No começo deste ano, a empresa recebeu um aporte que será usado para ampliar o número de funcionários e reforçar o marketing, em busca de mais acessos para o site.