Nomad reforça marca com abertura de sala VIP em Guarulhos
O lounge, que traz experiência diferenciada aos clientes da fintech, estará disponível a partir de março
A Nomad, plataforma de serviços financeiros globais para viajar, comprar e investir em dólar, deu um novo passo para reforçar seu posicionamento de marca no mercado. A companhia abriu uma sala VIP no Aeroporto Internacional de Guarulhos, no Estado de São Paulo, onde seus clientes poderão conhecer os serviços da fintech enquanto fazem uma pausa para o café, descanso ou aproveitam um buffet sazonal de comes e bebes enquanto aguardam seus voos.
A proposta é trazer uma experiência diferenciada a das outras dezenas de salas VIP do local - a começar pelo ar descontraído, embora ainda sofisticado. Os vestidos, ternos e gravatas da equipe Nomad foram substituídos por calças e camisetas amarelas, reforçando a identidade visual da marca. No menu, finger foods e uma estação de milkshake com o clássico BanaNomad, de banana, além das receitas de chocolate e frutas vermelhas.
Para crianças, carrinhos com lápis de cor, canetas e televisão com desenhos. Há também um bar, espaço para descanso e amamentação, wi-fi, ar-condicionado e atendimento presencial e de suporte ao cliente da fintech. Com localização privilegiada, o espaço de quase 600 m² fica a 3 minutos dos portões de embarque, com vista panorâmica para a pista de pouso. A inauguração oficial está prevista para março.
Para usufruir do Nomad Lounge, é necessário ter o Nomad Pass, programa de fidelidade da empresa. Na primeira fase de operação, até junho de 2023, clientes que movimentaram pelo menos US$ 1.000 no app nos últimos 6 meses poderão desfrutar do espaço premium por até três horas. Posteriormente, o Nomad Lounge será exclusivo para clientes da Nomad nos níveis 4 e 5 do programa de fidelidade, que movimentam de US$ 10 mil a US$ 20 mil na conta.
O que está por trás
"A gente quer ser imbatível para viagem", afirma Natalia Lima, diretora financeira da Nomad, em entrevista ao Startups. A Nomad já oferece câmbio, cartão para compras no exterior, transferências internacionais, reserva financeira em dólar para proteger o patrimônio de crises globais, entre outros serviços. Mas quer ampliar ainda mais sua presença na vida do cliente.
"Isso inclui estar dentro - literalmente - de mais um passo da jornada. Estamos cada vez mais pensando em como fazer isso, analisando a nossa presença no Brasil e o que podemos oferecer para estar em contato com o cliente antes de suas viagens", acrescenta Natalia. Assim, a sala VIP tem dois grandes objetivos: encantar os clientes atuais e atrair novos.
É para isso, inclusive, que na frente da entrada do lounge a Nomad criou um espaço freemium, acessível para qualquer pessoa, cliente ou não. Nela, os viajantes podem curtir uma pequena área de descanso, com sofá e mesas, e espiar pelas janelas de vidro tudo o que rola na sala VIP. Com o gostinho de quero mais, podem conversar com a equipe da Nomad para conhecer os serviços oferecidos pela fintech e na mesma hora abrir a sua conta digital.
Por trás da inauguração, o que a Nomad faz é uma grande jogada de marketing. "A abertura do lounge é uma sacada de marketing. Claro que tem a questão do conforto para os clientes, mas o pulo do gato é o branding, o posicionamento estratégico do negócio e a experiência do cliente com a Nomad", afirma Alex Cortilio, diretor regional de desenvolvimento de negócios para América Latina do Plaza Premium Group, multinacional parceira da Nomad responsável pela operação do lounge.
O que atraiu o Plaza a trabalhar com a Nomad foi uma semelhança de valores. "A Nomad é uma empresa moderna e está na vanguarda do seu setor. O Plaza tem justamente esses posicionamentos", pontua o gerente de marketing e vendas do grupo no Brasil, Emerson Sanglard. As primeiras conversas aconteceram há cerca de 8 meses. Além da Nomad, o Plaza administra mais de 250 lounges pelo mundo e opera diversos serviços de hospitalidade aeroportuária.
"Queremos muito ter um diferencial na interação com os clientes. Isso será feito aos poucos, mostrando nossa relevância e o poder da marca", afirma Natalia. Segundo CFO, a criação da Sala VIP traz uma abordagem semelhante ao modelo usado em startups. "Esse é o nosso MVP, que já começa bem desenvolvido, mas é a primeira versão. Com certeza teremos muito a aprender sobre a sala e o que trazer para cá. Vamos incrementar cada vez mais e temos muitas expectativas", pontua.
O momento da Nomad
Em agosto, a companhia demitiu aproximadamente 70 pessoas, cerca de 20% a 30% de sua força de trabalho. Natalia reconhece que, como a maioria das startups, a Nomad sentiu os efeitos da crise macroeconômica. "A gente sentiu o momento do venture capital. Fizemos nossas escolhas e a sala VIP foi uma delas, uma decisão muito bem pensada de continuar investindo nessa área e avaliando para onde vamos dedicar nossos esforços e o nosso capital", afirma.
A executiva descreve o momento atual da companhia como bastante positivo. "Terminamos 2022 muito satisfeitos, com saúde financeira ainda melhor do que planejávamos, além do tamanho das transações e número de clientes também estar acima. Janeiro já está sendo muito bom, é um mês relevante para viagens internacionais, então estamos animados", diz a executiva. "Todas as coisas estão se encaixando para termos um ano bastante forte. A inauguração da sala VIP faz parte desse movimento, com posicionamento da marca com força de aquisição e mostrar que somos relevantes no mercado", pontua.
No ano passado, a fintech fez algumas movimentações importantes para acelerar o crescimento. A Nomad levantou US$ 32 milhões (cerca de R$ 160 milhões) em uma rodada liderada pelo fundo norte-americano Stripes, com a participação da Spark Capital, monashees, Propel, Globo Ventures e Abstract. Na captação, a companhia foi avaliada em mais de R$ 1 bilhão.
Meses depois, ela anunciou a compra de 100% da Husky, startup de transferências internacionais que facilita o pagamento de brasileiros que trabalham para o exterior. A aquisição permitiu que a Nomad aumentasse sua oferta de soluções e atingisse novos públicos, dobrando o volume mensal de transferências internacionais.
Caio Fasanella, chief revenue officer da Nomad, não descarta a abertura de novas salas VIP em outros aeroportos no futuro. "A gente sempre olha para esse tipo de oportunidade. É natural que no nosso roadmap a gente pense em expansão. Mas não temos nada concreto", pontua. Na futura expansão, o foco será aeroportos e capitais com alto volume de passageiros que possam aproveitar dos benefícios Nomad. Caio cita Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza. "Temos clientes distribuídos em todo o país. Onde houver público disposto a fazer viagem internacional, faz sentido atuarmos na região", pontua.
A Nomad tem cerca de 500 mil contas abertas e espera fechar o ano na marca de 1 milhão. No Lounge de Guarulhos, a expectativa da empresa é receber entre 10 mil e 15 mil viajantes por mês. "A expectativa é que esse seja um ano muito forte de crescimento. Várias startups falam de rentabilidade, e também estamos super atentos para isso, mas sem deixar de olhar para o crescimento de forma muito importante", conclui.
*A jornalista visitou o Nomad Lounge em primeira mão a convite da fintech