Páscoa também pode impulsionar loja que não vende chocolate
Fazer vitrine com temas ligados à data e oferecer ovos como brinde ajuda a atrair clientela
Para o comércio – e boa parte dos consumidores –, Páscoa é sinônimo de chocolate, sobretudo ovos de chocolate. Mas não precisa ser assim. Lojas de outros ramos, mesmo não ligados a alimentação, também podem se beneficiar, afirma o consultor José Carmo Vieira, da unidade paulista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP).
Isso pode ser feito usando decoração especial, que chame atenção do público. Quem trabalha com brinquedos ou artigos para casa, por exemplo, não terá dificuldade em expor produtos ligados às cores ou aos motivos da Páscoa (coelhos e ovinhos, sobretudo). Outra opção é oferecer brindes temáticos. “Uma boa ideia é fazer uma promoção que premie com um ovo de Páscoa aqueles que gastarem acima de determinado valor”, diz Vieira.
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O consultor recomenda usar intensamente as redes sociais em épocas como esta, postando vídeos e imagens relacionados à data. Parcerias também são bem-vindas. Um comércio de roupas, por exemplo, pode dar como bônus desconto na compra de chocolate em outra loja. Isso vale tanto para empreendimentos on-line quanto de rua ou shopping. “As pessoas são atraídas pela novidade. Se você não levar algo diferente, não vai ter apelo.”
Apelo também é a palavra-chave para quem lida diretamente com doces. Como os ovos de Páscoa pouco variam de um local para outro, é fundamental usar a criatividade para se diferenciar da concorrência. “A maioria das informações chega até nós através dos olhos, então é muito importante que o comércio invista na vitrine. Ela deve ser como o trailer de um filme: fazer um resumo da loja e ser atrativa para o cliente”, afirma Vieira.
A loja também pode promover eventos temáticos para destacar-se junto ao público, como uma gincana de caça aos ovos ou uma oficina para as crianças criarem seu próprio coelhinho.