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Pequena empresa aposta em cupom para alavancar vendas

Oferecer ticket com desconto se tornou estratégia de marketing de baixo custo para divulgar marca e incrementar resultados

25 nov 2015 - 07h00
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Alguns anos atrás, os sites de compra coletiva viraram febre no Brasil ao oferecer produtos e serviços com preços abaixo dos praticados pelo mercado. Com o tempo, o modelo foi perdendo o fôlego, e hoje vemos a ascensão dos cupons de desconto. Bastante popular nos Estados Unidos, esta modalidade tem como vantagem o fato de não exigir que o cliente pague adiantado para obter a oferta. E não é só o consumidor que sai ganhando.

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Segundo Maria Fernanda Antunes, CEO do portal de cupons de descontos CupoNation, o grande atrativo deste modelo está na capacidade de chamar a atenção de potenciais clientes, aumentando as probabilidades de sucesso de uma venda. “É comum uma pessoa entrar em nosso site buscando um produto e acabar comprando outro em função da oferta. O cupom não apenas ajuda a alavancar as vendas, como também divulga sua marca, pois todo mundo quer economizar, ainda mais na crise”, afirma.

Principal desafio dos cupons de desconto é conciliar margem de lucro com a visibilidade desejada
Principal desafio dos cupons de desconto é conciliar margem de lucro com a visibilidade desejada
Foto: Africa Studio / Shutterstock

E é justamente essa chance de conseguir boa visibilidade sem investir diretamente em mídias que torna os cupons atrativos para os pequenos e-commerces. “Quem está começando um negócio geralmente tem poucos recursos para gastar com marketing. A vantagem dos cupons é que a empresa só paga comissão sobre aquilo que vender por meio do nosso site”, explica.

A loja online de camisetas Chico Rei começou a recorrer aos cupons em 2011. Inicialmente, ela promovia apenas ações pontuais. Graças aos resultados positivos, a marca resolveu investir mais nessa estratégia de divulgação nos últimos dois anos. “Como a palavra de ordem no e-commerce é conversão, às vezes, lucrar um pouco menos pode nos trazer um volume de vendas que é satisfatório. Um segundo sem vender é um segundo de perda e, com os cupons, as chances de fechar negócio são muito maiores”, revela Tiago Vieira, assessor de marketing da loja.

Outro aspecto positivo dos cupons é que alguns tipos de desconto podem ser usados para aumentar o ticket médio do consumidor no site. É o caso das ofertas por compra mínima (como 10% de abatimento no caso de aquisições acima de R$ 100, por exemplo), ou de promoções escalonadas, que ampliam o percentual de desconto conforme aumentam os gastos do cliente. “Além destas modalidades, também temos um grande apelo nos descontos que oferecem frete grátis”, destaca Maria Fernanda.

Para saber qual o melhor modelo desconto e o percentual que devem ser oferecidos, é importante que a empresa fique atenta a detalhes como porte, margem de lucro, além de fatores como necessidade de renovar o estoque. “Dá para ser lucrativo e ganhar visibilidade ao mesmo tempo. Como nós já temos uma boa ideia das margens de cada segmento, é comum ajudarmos as empresas a encontrar a melhor equação para lucrar e ter visibilidade”, completa a CEO do CupoNation.

Fonte: PrimaPagina
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