Sankhya compra Meetime para avançar além do ERP
4º aquisição depois do aporte do GIC em 2020, startup chega para complementar CRM na solução da Sankhya
Desde que recebeu uma portentosa rodada de investimento (R$ 425 milhões) do fundo soberano de Singapura (GIC) em 2020, a Sankhya iniciou uma série de compras de startups para não apenas fortalecer seu posicionamento como player nacional de ERP, mas também avançar em outras direções. Nesta segunda frente, a empresa acabou de anunciar uma nova aquisição: a Meetime.
Startup de soluções de sales engagement, a Meetime é a quarta compra da Sankhya desde o aporte do GIC. De valor não divulgado, a compra chega para fortalecer o plano de oferecer uma plataforma ainda mais completa na parte de CRM, que também surgiu de uma aquisição recente: no ano passado, a companhia mineira comprou a Ploomes, e vem trabalhando na integração das plataformas.
"Depois da aquisção do CRM, sentamos com a Ploomes para ver o que complementaria ainda mais esta solução. Foi uma estratégia desenhada a quatro mãos para trazer recursos que tornariam mais competitivos", diz o CFO da Sankhya André Brito, ao comentar como a companhia chegou na aquisição da Meetime.
A empresa adquirida possui mais de 450 clientes, incluindo empresas como Loggi, iFood, Senai, Unimed, Linx e Sodexo. Segundo a Sankhya, a expectativa após a compra é triplicar o tamanho da Meetime em até três anos.
A alta expectativa é resultado da experiência com a compra da Ploomes. "Compramos a Ploomes no ano passado e conseguimos dobrar o seu tamanho", pontua André, em entrevista ao Startups.
Acelerando resultados
Com o crescimento das novas soluções adquiridas, assim como outras compradas nos últimos anos, como a Neppo Tecnologia (omminchannel) e PontoTel (HCM), a meta da Sankhya é empurrar os resultados da organização como um todo, chegando a uma receita de R$ 1 bilhão até 2025, um quarto do que fatura atualmente a empresa nacional referência em ERP, que é a Totvs.
No ano passado, a Sankhya obteve um faturamento bruto de R$ 294 milhões, um crescimento de 43% sobre o faturamento bruto de 2021. O plano para este ano é bater a marca de R$ 400 milhões. Já no primeiro trimestre de 2023 bateu o recorde de faturamento esperado para o período, com um aumento de 44% em sua receita recorrente, que já representa 83% do faturamento total da companhia.
Com a compra tanto da Ploomes quanto da Meetime, a Sankhya espera abrir mais portas junto a empresas de médio porte - segmento onde a companhia tem a maior parte de sua carteira - mas também contas maiores. "Para estes clientes, a venda do ERP costuma ser mais complicada e demorada, e com estas soluções complementares, de business performance, temos mais oportunidades de adesão", avalia o CFO.
Segundo o CGO da Sankhya, Breno Riether, o plano é investir ainda mais na criação de um produto abrangente - o chamado "one-stop-shop" de gestão para as empresas, o que pode resultar em novas aquisições. "Fazer esses investimentos reforça nosso processo de diferenciação", afirma Breno
De acordo com André Britto, a expectativa é realizar mais duas a três aquisições ainda em 2023, focando tanto no crescimento orgânico e inorgânico para alavancar resultados. "Vamos comprar, mas sempre pensando em expandir nossa oferta. Não compramos empresa de ERP só para ampliar carteira", pontua o executivo.