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Sistema ajuda a reduzir conta telefônica de PMEs em 30%

Tecnologia registra todos os gastos efetuados durante o mês e permite ao empreendedor questionar cobranças indevidas de operadoras

2 set 2015 - 07h00
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Quem já teve a sensação de que a conta de telefone veio mais alta do que deveria sabe que uma rápida consulta na fatura é suficiente para encontrar erros e questionar a cobrança. Porém, no caso de uma empresa, que lida com várias linhas ao mesmo tempo, este procedimento pode ser muito mais complicado e a incapacidade de fazer essa checagem pode resultar em grandes prejuízos. Em resposta a esta dificuldade, uma empresa de São José dos Campos (SP) desenvolveu um sistema de gerenciamento de faturas capaz de identificar cobranças irregulares de fixos e celulares, gerando economia de até 30% para pequenas e médias empresas (PMEs).

Como uma pequena empresa pode atrair e reter talentos?

A ideia surgiu em 2005, quando a empresa recebeu uma demanda de algumas empresas de cobranças para reduzir seu custos com telefonia, conta Mauro Eda, diretor da Onset Telecom. “Conseguimos uma redução do custo global destas empresas de R$ 22 milhões para R$ 12 milhões. Percebemos o potencial do serviço e resolvemos estendê-lo para outras áreas”, explica.

Sistema desenvolvido pela Onset registra gastos telefônicos ao longo do mês e os compara com a fatura emitida pela operadora
Sistema desenvolvido pela Onset registra gastos telefônicos ao longo do mês e os compara com a fatura emitida pela operadora
Foto: EDHAR / Shutterstock

Por conta dos altos custos, os serviços ficaram restritas apenas a grandes corporações, com uma fatura mensal superior a R$ 100 mil. Em 2014,  no entanto, a Onset voltou suas atenções para as necessidades dos negócios de menor porte, e resolveu investir em uma solução para este público.

“Uma empresa maior busca ter uma visão ampla e controle deste cenário para otimizar seus custos, evitando desperdícios. Já a empresa pequena está preocupada em saber se o que ela está pagando está correto ou não. O foco é diferente, o que nos permitiu simplificar o serviço e torná-lo mais acessível”, diz.

Gerenciamento de faturas

O sistema para PMEs funciona da seguinte maneira: as condições contratuais compactuadas com a operadora de telefonia são cadastradas e cada gasto efetuado fica registrado. Ao final do mês, o cliente pode comparar estes dados com aqueles disponíveis na conta e contestar o que não estiver correto.

“O mais comum é encontrar cobranças indevidas, de duas ligações ao mesmo tempo, por exemplo. Além disso, acontecem despesas apuradas com metodologia diferente da contratada, um desconto prometido que não é aplicado ou um bônus que não foi disponibilizado”, enumera Mauro Eda.

Com estes dados em mãos, a empresa pode pedir o ressarcimento junto à operadora, em um processo que leva cerca de um mês, em média. “Oferecemos planos em que cobrimos todas as etapas do processo, até o ressarcimento. Mas o cliente também tem a opção de fazer isso diretamente e contar apenas com nosso suporte. Em geral, é possível economizar cerca de 30% nas contas de fixos e celulares”, revela.

Mauro acrescenta que a Onset cobra um valor invariável para fatura de telefone fixo ou celular, e os custos começam a compensar para empresas cuja conta seja superior a R$ 10 mil por mês. Além disso, ela também disponibiliza um serviço de auditoria de contas passadas, sendo possível questionar e pedir o ressarcimento de todas as contas dos últimos cinco anos.

“Isto pode ser feito desde que o cliente ainda tenha as faturas guardadas e os contratos a elas correspondentes. Neste caso, o processo varia de seis meses até um ano, e é cobrado um valor proporcional à economia que o cliente obtém”, explica Mauro.

Fonte: PrimaPagina
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