Site traz ‘mapa estratégico’ de principais setores do RJ
Ferramenta do Sebrae/RJ permite que micro e pequenas empresas investiguem o mercado e conheçam os concorrentes
Qual micro ou pequeno empreendedor nunca se sentiu amarrado pelo tamanho de sua própria empresa? Muitas vezes, não há verba para contratar auditor, por exemplo. Assim, fica mais difícil identificar os gargalos do negócio, o papel da empresa em seu mercado, sua posição em relação aos concorrentes.
Um portal (www.sebraeinteligenciasetorial.com.br) desenvolvido pela unidade do Sebrae no Rio de Janeiro, lançado neste mês, tenta auxiliar o empresário nessas tarefas. Ele traz um resumo de vários setores – inicialmente, quatro dos sete mais importantes no estado: petróleo e gás, moda, turismo e construção civil.
O conteúdo foi elaborado a partir de necessidades e dúvidas apresentadas em uma série de workshops por empreendedores, representantes de associações comerciais e setoriais, sindicatos e parceiros do Sebrae/RJ. Entre o levantamento de dados e a construção do site, foram setes meses.
A navegação pelo portal é simples: ele é dividido entre os quatros setores e traz, no menu, os tópicos abordados. “O ritmo de ‘passo a passo’ cria uma leitura mais assertiva”, avalia Leo Rodrigues, proprietário da Lia Lou Lingerie, no município de Bom Jardim.
Se o empresário faz parte da indústria de turismo, por exemplo, basta acessar a aba do setor e, na página específica, escolher entre notícias de impacto, boletins de tendência, relatórios de inteligência, mapa de informações e casos de sucesso. Dentro de cada um deles, há mais divisões.
“Oferecemos informações sobre o ambiente de mercado, acompanhamos as legislações a serem aprovadas, o ambiente mercadológico como um todo e as tendências do consumidor”, afirma o gerente de Conhecimento e Competitividade do Sebrae/RJ, Cezar Kiszenblatt. “O mundo está repleto de dados, mas não tanto de conhecimento. O portal traz análises, notícias comentadas por especialistas e resumidas. A ideia é usar fontes de dados públicos, como o IBGE, câmaras de comércio e até a imprensa em favor dos empresários de cada setor.”
Rodrigues concorda. “Na minha área, moda íntima, temos uma ameaça muito grande que é a indústria chinesa. A gente não pode brigar com eles ainda no que diz respeito a custo de insumos e oferta de produção, mas, se tivermos conhecimento técnico, podemos brigar em outro nível. O site dá essa opção, de ser criativamente competitivo.”
Algumas áreas do portal requerem cadastro, mas quase todo acesso é gratuito. A exceção são os relatórios personalizados de demanda, em que a empresa encomenda uma análise de mercado de acordo com um recorte que lhe parecer mais interessante.