Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SoftBank quer 100% da Arm antes de "puxar o gatilho" do IPO

Empresa de Masayoshi Son está em conversas com o Vision Fund 1 para comprar os 25% restantes da fabricante de chips

14 ago 2023 - 14h12
Compartilhar
Exibir comentários

A fabricante de chips Arm é há um bom tempo o prospecto mais quente do mercado quando o assunto é IPO. Nessa movimentação toda, o SoftBank já tem uma posição privilegiada, detendo 75% do capital da companhia. Entretanto, a gestora de Masayoshi Son não está satisfeita e quer comprar os 25% restantes antes do IPO, previsto até o fim do ano.

Arm
Arm
Foto: Arm. divulgação / Startups

Segundo reportou a Reuters, o SoftBank quer trazer para si os 25% controlados pelo Vision Fund 1, fundo criado pelo própria gestora em 2017. O SoftBank adquiriu a Arm por US$ 32 bilhões em 2016, antes de vender um quarto dela para o VF1 no ano seguinte. De acordo com o veículo, as empresas estão atualmente em conversas sobre o negócio.

Se as negociações forem bem-sucedidas, o banco de investimento japonês entregará um ganho inesperado imediato aos investidores do VF1, incluindo o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita e o Mubadala de Abu Dhabi, que sofreram perdas com as apostas fracassadas do SoftBank em startups como WeWork e Didi Global.

Segundo analistas, a opção mais segura para a VF1 é vender gradualmente suas ações da Arm na bolsa de valores após a oferta pública inicial (IPO), o que pode levar até dois anos devido ao tamanho da participação.

Por outro lado, a oferta pública da Arm anda pra lá de badalada. Prevista para acontecer em setembro, ela poderá levantar até US$ 70 bilhões, segundo a expectativa de analistas de mercado. Para completar, empresas de peso como Amazon, Intel e Nvidia estão de olho na listagem, se candidatando como investidores âncora do IPO.

Perguntado pela Reuters sobre as conversas com o Vision Fund 1 para tomar o controle da Arm, Masayoshi Son preferiu manter a neutralidade - ele espera que o fundo tome uma decisão de forma autônoma, em prol dos seus investidores.

Startups
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade