Startups recomenda: 5 filmes sobre o lado obscuro dos negócios
Nesta lista não tem lições inspiradoras: são filmes com decisões erradas, gente perdendo tudo (ou quase tudo) e o lado desagradável dos negócios
Chegou o fim de semana, hora de relaxar, ver um bom filme para se inspirar e voltar ao trabalho na semana que vem com bons insights para seus negócios - ou com aquele ânimo pra chutar o pau da barraca. Pois é, na nossa lista de recomendações de filmes de hoje, não temos nada disso.
Em outra lista que fizemos aqui no Startups uns tempos atrás, falamos de filmes com histórias mais inspiradoras, com mensagens positivas e tudo o mais. Agora a parada é outra: decisões erradas, gente perdendo tudo (ou quase tudo) e o lado bem pouco agradável do mundo dos negócios.
Contudo, a gente garante uma coisa para quem aceitar as nossas sugestões de filmes: dá pra se divertir bastante e, de repente, tirar uma lição ou outra de como não fazer (ou fazer, se você for mais inescrupuloso) na hora de tocar o seu negócio. Vamos às dicas!
O Sucesso a Qualquer Preço (Glengarry Glen Ross, 1992)
Esse aqui é o filme mais velho da lista, mas que segue incrivelmente atual até hoje. Baseado em uma peça de teatro famosa, e com um elenco monstruoso (Al Pacino, Jack Lemmon, Alec Baldwin e outros), o filme acompanha dias tensos na rotina de uma firma imobiliária. Sob a ameaça de uma onda de cortes, os corretores começam a recorrer a artimanhas cada vez mais arrojadas - e um tanto antiéticas - para fechar as suas vendas. Não é dos filmes mais fáceis de se achar - atualmente não tem em nenhum streaming por aqui - mas totalmente vale a pena.