Bons valores diferenciam melhores empresas para trabalhar
Multinacionais da área de tecnologia lideram lista que evidencia lugares de trabalho acolhedores, com um grande ambiente familiar
"O que mais faz a diferença para os funcionários das melhores empresas do mundo para trabalhar é um grande sentido comunitário", mais do que aumentar os salários, "o que também ajuda", considera a empresa de consultoria internacional Great Place to Work, com sede em San Francisco, que todos os anos elabora uma lista das companhias mais prestigiadas pelos funcionários.
Multinacionais da área de tecnologia como Google, SAS Institute e NetApp; de telecomunicações como Telefônica; e do setor bancário como BBVA lideram esta classificação que evidencia lugares de trabalho divertidos, acolhedores e com um grande ambiente familiar, de acordo com a consultoria.
Para entrar na classificação das melhores empresas do mundo para trabalhar feita pela Great Place to Work, as companhias precisam ter sido reconhecidas nos últimos 12 meses em, pelo menos, cinco países onde operam, contar com mais de cinco mil colaboradores no mundo todo e ter mais de 40% do total de empregados trabalhando fora do país onde têm sua sede central.
"As empresas do mundo inteiro deveriam focar em estímulos de excelência no local de trabalho, assim como garantir relações de confiança", explica a Great Place to Work, que avalia as empresas pelos resultados de dois estudos: uma pesquisa de opinião entre os funcionários - que representa dois terços da pontuação final - e uma avaliação das políticas e práticas culturais da empresa.
Sob estes parâmetros, estas são as dez melhores empresas do mundo para se trabalhar:
1º Google
A multinacional de tecnologia da informação lidera a classificação das melhores empresas do mundo para trabalhar, um estímulo para seus 56 mil empregados, a maioria na sede americana de Mountain View, na Califórnia, um campus de cinco edifícios cercado de piscinas e campos de vôlei.
A empresa também se destaca pelas decorações coloridas, espaços com escorregadores e mesas de ping pong, além de oferecer comida de graça diariamente aos empregados e dispor de serviços de massagem, academia e lavanderia.
2º SAS
A multinacional americana especializada em software para inteligência empresarial foi fundada em 1979 e conta atualmente com mais de 13 mil empregados, a maioria em sua sede na cidade de Cary, no estado da Carolina do Norte.
Habitual nas listas das melhores empresas para trabalhar, representantes da SAS afirmam que "quando os empregados estão satisfeitos, os clientes também estão".
"Os funcionários podem ver que o trabalho que realizam faz a diferença, o que os motiva a criar novas e melhores tecnologias continuamente. Meu trabalho consiste em proporcionar um ambiente onde eles se sintam entusiasmados e orgulhosos do que fazem", diz Jim Goodnight, diretor executivo da companhia,
3º W. L. Gore & Associates
Fundada em 1958 pelo casal Bill e Vieve Gore, a empresa é sediada em Newark, no estado de Delaware, onde trabalha a maioria dos 10 mil funcionários distribuídos por mais de 30 lugares do mundo todo. A empresa de tecnologia é focada em pesquisa e inovação de produtos.
A W. L. Gore & Associates, segundo o site corporativo da empresa, é uma organização baseada na equipe e em um plano que incentiva a iniciativa pessoal.
"Não há organogramas tradicionais, não há cadeias de comando, não há canais de comunicação pré-determinados. Uma confiança fundamental em nossa gente e em suas capacidades continua sendo a chave de nosso sucesso", enfatiza a empresa.
4º NetApp
A multinacional de armazenamento de dados conta com mais de 12 mil empregados, a maioria na sede de Sunnyvale, na Califórnia, e opera em mais de 150 escritórios pelo mundo.
Além de ser selecionada como a quarta melhor empresa para trabalhar do mundo, a NetApp foi escolhida como a primeira na Europa, posto que para o diretor-geral no continente, Manfred Reitner, se deve a um "conjunto partilhado de valores como confiança, integridade, liderança, simplicidade, adaptabilidade, trabalho em equipe, sinergia e uma capacidade de superação constante".
5º TELEFÔNICA
A multinacional espanhola é uma das maiores companhias telefônias do mundo por valor de mercado e número de clientes - mais de 341 milhões -, com presença em 21 países, principalmente na Espanha, em na Europa e na América Latina, onde estão seus 120 mil funcionários,
Segundo a empresa, o sucesso de baseia "em garantir que todos os empregados tenham as mesmas oportunidades de se desenvolver e triunfar, e em estudar o modo que cada membro da equipe possa explorar ao máximo seu talento".
6º EMC
Com 70 mil empregados, a companhia americana especializada em software e sistemas de armazenamento, gestão e proteção de informação tem sede em Hopkinton, no estado de Massachusetts.
Entre os principais valores da empresa estão as "bem-sucedidas políticas de recursos humanos que incluem políticas ativas de conciliação e igualdade, inovadores programas de formação e desenvolvimento, e processos seletivos transparentes", segundo os próprios diretores.
"Criar um ambiente de trabalho onde a confiança, a credibilidade, o respeito e a união prevalecem tem uma consequência direta em nossos clientes e em nossos parceiros", considera Fernando de la Prida, diretor-geral da EMC na Espanha.
7º Microsoft
A empresa criada por Bill Gates e Paul Allen, em 1975, não ficar fora da lista das melhores empresas para trabalhar. Com sede em Redmond, em Washington, a Microsoft Corporation se dedica ao setor do software e hardware, e atualmente conta com 128 mil empregados em todo o mundo.
Apesar de ter passado por uma reestruturação em 2014, com o corte de 18 mil postos de trabalho, a Microsoft volta a aparecer entre as melhores empresas para trabalhar, desta vez na sétima posição, muito abaixo da primeira colocação alcançada em 2011.
"Um reconhecimento que se deve fundamentalmente à busca constante de novas formas de utilizar a tecnologia para ajudar os empregados a se comunicar e colaborar", afirma a companhia.
8º BBVA
O único banco incluído no top-10 das melhores empresas para trabalhar conta com 114 mil empregados com presença em 31 países e mais de 51 milhões de clientes no mundo todo, especialmente na Espanha, onde é sediado, e no México, onde lidera o setor bancário. Além disso, a entidade tem grande impacto em países como Argentina, Chile, México, Paraguai, Peru, Venezuela e Estados Unidos.
O sucesso do BBVA, para Donna DeAngelis, diretora de talento e cultura do banco espanhol, se deve "à criação de uma cultura com a qual os empregados possam desenvolver uma nova forma de trabalhar, mergulhar na experiência dos usuários e se sentir capacitados para pensar nas perguntas adequadas e fazer o certo. Não é apenas um processo de transformação do negócio, é também uma transformação dos próprios empregados".
9º Monsanto
Líder mundial em soluções de agricultura sustentável, a Monsanto conta com mais de 22 mil funcionários que operam por todo o mundo, colaborando com agricultores, pesquisadores, organizações sem fins lucrativos, universidades e outras entidades para enfrentar alguns dos maiores desafios do mundo, como alimentar um planeta em constante crescimento.
Para Leticia Gonçalves, diretora da empresa na Europa e no Oriente Médio, "o compromisso público da Monsanto para se comportar com integridade em todas suas relações de negócio é tão importante como as boas políticas de recursos humanos".
Segundo a companhia, a política de recursos humanos aplicada é baseada em três pilares: trabalhar juntos, inspirar e guiar.
10º American Express
A instituição financeira com sede em Nova York conta com uma longa história desde sua criação, em 1850, na cidade de Buffalo, como um serviço de transporte de cargas.
Atualmente, a American Express é uma fornecedora global de serviços de viagens, financeiros e de cartões de crédito, e uma das marcas mais reconhecidas no mundo, com mais de 53 mil empregados e 1,7 mil escritórios em mais de 130 países.
Para ser reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar, a companhia mantém iniciativas como "Worklife Balance Program", que permite uma maior flexibilidade aos empregados para conciliar a carreira profissional com a vida pessoaç.
Flexibilidade de horário, possibilidade de trabalhar de casa e reduções de jornada de trabalho são alguns dos benefícios dos funcionários da American Express.