McDonald’s, Habib’s, Bob’s, Ibis, PBKids... Em geral, as marcas mais renomadas são as primeiras que vêm à mente quando se pensa em franquias. Mas quem quer entrar nesse mercado não precisa, e frequentemente não pode, ficar restrito a esses grandes (e caros) nomes. Escolher uma microfranquia, que exige investimento inicial modesto, é uma boa alternativa.
A Associação Brasileira de Franchising classifica de microfranquias aquelas que requerem aporte de até R$ 80 mil. Mas há casos em que R$ 5 mil são suficientes para começar a tocar o negócio – valor que envolve taxa de franquia e capital para instalar a empresa, mas não inclui itens como funcionários e impostos.
De qualquer modo, é bom deixar um pé-de-meia adicional até que o empreendimento comece a dar retorno. “Em geral, o mercado adota o prazo entre 24 e 36 meses. No entanto, esse tempo pode sofrer variações, de acordo com o desempenho do franqueado, as condições de mercado e o suporte oferecido pela franqueadora para impulsionar o crescimento do negócio”, afirma Claudia Bittencourt, sócia e diretora geral do Grupo Bittencourt, que dá consultoria empresarial em diferentes frentes.
Em alguns casos, pode-se montar a empresa em casa mesmo, o que economiza tempo e dinheiro no dia a dia. “Os custos são menores, porque não precisa locar um espaço para trabalhar e não precisa se deslocar para o escritório”, pontua André Friedheim, sócio da consultoria Francap e diretor de relações exteriores da ABF. A solução é comum principalmente em empresas de prestação de serviço, como reforço escolar, personal stylist, home care e limpeza doméstica.
LIMPEZA AUTOMOTIVA. A AcquaZero e a Auto Spa Express fazem lavagem ecológica de carros. A primeira requer investimento inicial de R$ 6 mil (em alguns casos, até R$ 85.000); a outra, de R$ 9.900, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Informações: www.acquazero.com.br e www.facebook.com/autospasp
Foto: Dmitry Kalinovsky/ Shutterstock
REPARO AUTOMOTIVO. A Auto Brasil 24h presta serviço de conserto de carros, além de rastreadores e bloqueadores de veículos. De acordo com a ABF, o investimento para abertura do negócio é de R$ 5.200. Informações: www.autobrasilfranquias.com.br
Foto: Dmitry Kalinovsky/ Shutterstock
CONSTRUÇÃO CIVIL. O Estilo de Construir é um portal de construção e decoração que pretende centraliza profissionais e lojas desse setor em cada cidade. Segundo a ABF, o investimento inicial varia de R$ 14.900 a R$ 29.900. Informações: www.estilodeconstruir.com.br
Foto: Dmitry Kalinovsky/ Shutterstock
INFORMÁTICA. A Gigatron presta assistência tecnológica em várias frentes: fabricação de etiquetas adesivas em rolos e folhas e confecção de código de barras; concepção de software; e auxilio no processo de automação da produção por meio de robôs. A abertura do negócio fica entre R$ 5.000 a R$ 10.000, de acordo com a ABF. Informações: www.gigatron.com.br
Foto: michaeljung/ Shutterstock
COMUNICAÇÃO. A ideia do Portal da Cidade é transmitir informações locais. Funciona como um blog: a plataforma do site já está pronta e o franqueado insere o conteúdo. Segundo a ABF, o aporte para abrir uma unidade fica entre R$ 5.000 e R$ 30.000. Informações: www.franquiaportaldacidade.com
Foto: Rido/ Shutterstock
LIMPEZA. A Jan Pro tem como objetivo oferecer trabalho de limpeza regular ou até mais pesada. Segundo dados da ABF, o investimento para abertura do negócio é de R$ 8.185 a R$ 143.800. Informações: www.jan-pro.com/brasil/franquias/
Foto: Dmitry Kalinovsky/ Shutterstock
ESTÉTICA. A empresa Light Depil faz depilação com luz pulsada. O serviço funciona com um aparelho que pode ser levado em domicílio ou em uma sede própria. O investimento inicial, segundo a ABF, fica por volta de R$ 9.900. Informações: www.lightdepil.com.br
Foto: carol.anne/ Shutterstock
SALÃO DE BELEZA. Ser um franqueado da Miss Hollywood é como administrar um salão que já vem pronto. O negócio oferece todos os serviços, com manicure, pedicure, depilação e uma atenção especial para os cabelos. Segundo a ABF, o investimento inicial é de R$ 15.000 a R$ 45.000. Informações: www.misshollywood.com.br
Foto: Andresr/ Shutterstock
PROPAGANDA. A Pão Natureza usa um meio diferente para fazer a marca dos clientes chegar ao público: o saco de pão. As embalagens são fornecidas gratuitamente para as padarias cadastras que, ao vender o pão quentinho levam o anúncio ao público. Abrir uma franquia da marca custa entre R$ 9.500 e R$ 11.500, segundo a ABF. Informações: www.paonatureza.com
Foto: White78/ Shutterstock
SOFTWARE. A Vilesoft fornece softwares que auxiliam na gestão empresarial. De acordo com a ABF, o investimento para abertura do negócio fica entre R$ 10.000 e R$ 75.000. Informações: www.portal.vilesoft.com
Foto: Stokkete/ Shutterstock
Compartilhar
Publicidade
Tocar o negócio, nesse ramo, significa fazer de tudo. “O perfil de microfranqueado é o self-made man. Ele é responsável pela cobrança, pela gestão, pela venda...”, afirma Friedheim. Por isso, avalia, é preciso ter uma veia comercial forte e manter-se motivado.
“Muitas vezes um candidato entra numa microfranquia como um treino para uma franquia grande, como se fosse um estágio. A pessoa pode até achar que vai perder pouco dinheiro porque o investimento é menor, mas a dedicação é fundamental. Dinheiro não aceita desaforo”, diz Friedheim.