Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Veja 5 aplicativos para melhorar a gestão nas empresas

Em tempos de crise, a eficiência empresarial pode definir a vida ou morte de um negócio, e a tecnologia é uma aliada fundamental

3 jun 2015 - 07h00
(atualizado às 12h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Ao lado da falta de planejamento prévio e de comportamento empreendedor, problemas de gestão são uma das três principais causas de morte de uma pequena ou microempresa, segundo pesquisa do Sebrae-SP. Mas como gerenciar melhor num contexto de quadro de funcionários enxuto e com o empreendedor sem tempo para fazer cursos na área? 

Vale a pena montar um e-commerce? 

A tecnologia pode ser uma saída. Softwares e aplicativos ajudam a resolver vários aspectos da administração de um pequeno negócio – são, portanto, importantes nesse universo em que todo ganho de eficiência significa mais um passo rumo à sobrevivência. Isso é ainda mais verdadeiro num cenário de crise econômica, como o Brasil no momento.

Veja abaixo cinco ferramentas digitais que podem ser úteis para sua empresa.

Foto: Tyler Olson/Shutterstock

Betalabs

Trata-se de uma tecnologia que integra todas as áreas de uma empresa em um só software. Evita vaivém de papéis, economiza tempo e previne falhas de comunicação. “Por exemplo, conectamos a área de vendas com a de contas a receber, abolindo a necessidade de circulação de informação entre uma e outra”, diz Luan Gabellini, sócio da Betalabs. O software, totalmente virtual, pode ser usado em tablets, computadores e celulares, o que dá mobilidade ao negócio, ao mesmo tempo em que elimina a necessidade de haver um servidor e uma equipe de TI responsável por sua manutenção.

Foto: Alexxxey/Shutterstock

Xpenditure

Empresas cujos funcionários prestam serviços fora do escritório se deparam com um problema prosaico: o controle de gastos com alimentação, transporte, hospedagem etc. Notas para cá, recibos para lá, perdem-se comprovantes de gastos ou mesmo aparecem desconfianças sobre o dinheiro usado. Para impedir isso, a Xpenditure recorre a uma tecnologia sem papel. “Instalado num celular, o aplicativo digitaliza os recibos, lê os dados e os envia para um ambiente virtual”, afirma o gerente da empresa, diz Sebastiaan Vanhecke. A ferramenta também permite customizar o teto de gastos para cada funcionário, evitando abusos.

Foto: Master1305/Shutterstock

Precifica

Fixar o valor dos produtos é algo muito mais complicado do que parece, como sabe quem já se deparou com vendas em baixa ou, ao contrário, grande procura por determinado item. No comércio eletrônico, a tarefa é ainda mais difícil, pois concorrentes mudam de preço toda hora. O software Precifica tenta pôr ordem nessa bagunça. “Nós monitoramos os preços, as condições de frete e a disponibilidade dos produtos dos concorrentes, fornecendo a nossos clientes um serviço de precificação dinâmica, que conquiste a atenção do potencial comprador”, afirma Ricardo Ramos, CEO da Precifica. “Com isso, o empresário pode dar mais atenção à estratégia geral do negócio, já que não precisa se preocupar com a operação e os cálculos para formação de preços”.

Foto: Pushish Images/Shutterstock

Mundipagg

Quem fez compras on-line provavelmente já se deparou com um recado dizendo que o negócio não foi efetuado, o que quase sempre afasta o cliente. Entre os motivos, podem estar problemas no cartão de crédito. Mas às vezes o motivo é bem mais prosaico. “Existe um gap tecnológico que leva a quedas no sistema das operadoras de cartão”, afirma Guilherme Pizzini, sócio da Mundipagg, cuja ferramenta busca exatamente ajustar essa falha. “Em média, 70% das vendas são finalizadas. Com nosso aplicativo, chega-se a 86%”. O programa faz a intermediação entre o e-commerce e a operadora de cartão, e a premissa é muito simples: “Quando uma compra é recusada em uma operadora por problemas de sistema, o Mundipagg tentar validar o negócio com outra”.

Foto: pongam/Shutterstock

Nibo

Uma das maiores dores de cabeças em micro e pequenas empresas é a gestão financeira. Muito poucos empreendedores têm formação específica para lidar com finanças. O Nibo surgiu exatamente para ajudar os empresários nesse campo espinhoso. “O software controla o fluxo de caixa, faz relatórios gerenciais, aponta atrasos em recebimentos, emite boletos e notas fiscais”, afirma Sabrina Gallier, sócia da Nibo.

Fonte: PrimaPagina
Compartilhar
Seu Terra