Veja as lições que os empresários podem tirar do MasterChef
Segundo especialista, participantes do reality show de culinária da Rede Bandeirantes sofrem as mesmas pressões que os executivos no mundo c
Audácia para inventar, autoconfiança para executar, empatia para vender e ambição para ganhar. Essas são quatro características fundamentais para os participantes que desejam vencer o MasterChef. Troque prato por projeto e, segundo o especialista em gestão de pessoas Alexandre Slivnik, essas também são as qualidades necessárias para um empresário ser bem-sucedido.
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“Tanto nos negócios quanto no programa, as pessoas estão sujeitas às mesmas pressões de ter de cumprir metas e respeitar deadlines”, afirma Slivnik. Além disso, nos dois ambientes é preciso ter o “triplo A”: ambição, autoconfiança, e audácia.
“Ser audacioso não é ser aventureiro, mas sim arriscar sabendo quais são suas limitações e suas qualidades para agir sem medo e com planejamento, seja na hora de criar um prato, seja na hora de desenvolver um projeto”, continua Slivnik.
Já a autoconfiança funciona para o concorrente saber que não basta criar um simples prato no MasterChef – ele tem de criar a melhor comida. “Da mesma maneira, o empresário tem de saber que não basta apenas criar algo, tem de ser algo também muito bom”, acrescenta o especialista.
A ambição, por sua vez, significa não apenas participar do programa, mas ter a consciência de que é possível vencê-lo. O mesmo raciocínio serve para o mundo do empreendedorismo: “O empresário não tem de se contentar em apenas abrir seu negócio, é preciso ter um objetivo maior”, ressalta Slivnik.
Além do “triplo A”, outra ferramenta estratégica – tanto para o cozinheiro quanto para o empresário – é a empatia. Ambos devem usá-la para entender o que querem aqueles que irão avaliá-lo, seja um cliente, seja um jurado.
Por fim, Slivnik ressalta a importância fundamental de um bom planejamento antes da execução. “No MasterChef, por exemplo, o tempo é curto. Por isso, o participante não deve simplesmente sair fazendo algo, e sim usar uns 30% de seu tempo para respirar, parar, pensar e então executar de forma eficiente sua ideia”.