Veja como desenhos podem tornar seu casamento mais divertido
Ilustrador cria convites, rótulos de garrafas, taças, canecas e outros itens com a cara do casal apaixonado
O sonho de todo casal é ter uma festa de casamento com a cara do noivo e da noiva. Pensando nisso, uma empresa de São Paulo resolveu levar o pedido ao pé da letra e criou um negócio inovador: a personalização de itens usados em casamentos – como convites, rótulos de garrafas, taças, canecas e almofadas – com caricaturas dos pombinhos.
A Toonicado foi fundada em 2011 pelo ilustrador Marcel Melfi, que começou fazendo desenhos para casais de amigos. Algum tempo depois, a publicitária Gabriela Quesada sugeriu que a empresa personalizasse alguns produtos com imagens de casais para o Dia dos Namorados. O sucesso foi tão grande que cada vez mais casais passaram a procurar a empresa para ter seu desenho em canecas e almofadas.
Distribuidoras de água aumentam vendas e contratam em SP
Febre de aplicativo para táxi chega aos serviços de motoboy
Curso de corte e costura vira negócio de 10 milhões anual
Foi nesta época que o empresário Rodrigo Raduan conheceu a Toonicado, se tornou sócio do empreendimento e ajudou na expansão da marca. “Com o crescimento dos pedidos de produtos personalizados em cartoon para casamentos em 2014, fizemos algumas pesquisas de mercado e descobrimos que o mercado de casamentos movimenta mais de R$ 15 bilhões por ano”, comenta Rodrigo.
Ajustando o foco
Com estes dados em mãos, a empresa resolveu se especializar, desenvolvendo uma linha especialmente para casamentos. A primeira estratégia adotada foi ampliar o leque de produtos oferecidos, para ressaltar que o serviço de personalização não se limitava a canecas e almofadas. “Produzimos desde convites personalizados em formato de gibi com a história do casal até kits de chá bar com os rótulos das bebidas estampados com o desenho dos noivos”, ressalta Marcel Melfi, responsável pela arte dos cartoons.
Em outubro, a Toonicado participou de uma feira do ramo de noivas, o que aumentou ainda mais sua visibilidade. Com isso, o número de pedidos também cresceu, e até o momento a empresa já faturou 30% a mais em 2014 do que em 2013. “Dar ao casamento uma identidade personalizada já é um grande diferencial. Agora, quando você faz isso de forma criativa, com desenhos para completar a decoração, a recepção sempre é muito positiva, não tem quem não comente”, diz Rodrigo.
O relacionamento da empresa com os clientes é todo feito pela internet. O casal manda fotos para a produção das caricaturas e a Toonicado envia os produtos personalizados para todo o Brasil. Além de São Paulo, a empresa já fez desenhos de casais de todas as regiões do país, incluindo estados como Pará, Pernambuco, Mato Grasso, Espírito Santo e Paraná. “Temos muitos passos para caminhar e o negócio da Toonicado tem possibilidades infinitas, podendo se adequar a muitos outros mercados. A ideia é expandir a marca para o segmento de eventos em geral e também para o mercado corporativo”, completa Rodrigo.