México e Tesla estão perto de acordo após conversa entre Musk e López Obrador
O governo do México e a Tesla estão perto de anunciar um acordo sobre os planos da fabricante de veículos elétricos de investir no país depois que o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, e o presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, conversaram na segunda-feira, disseram autoridades mexicanas.
López Obrador revelou anteriormente que estava conversando com o "proprietário" da Tesla, que as autoridades confirmaram se referir a Musk.
Uma das autoridades disse após a ligação de segunda-feira que a Tesla virá para o México. Um segundo funcionário disse que os dois lados estavam "90%" do caminho para um acordo.
"A ligação foi muito boa", disse uma terceira autoridade mexicana.
Uma quarta fonte disse que os detalhes de um acordo entre o México e a Tesla serão revelados nesta terça-feira.
A Tesla não respondeu a um pedido de comentário.
A ligação foi anunciada depois que López Obrador disse na sexta-feira que o pedido da Tesla por licenças para construir uma fábrica no Estado de Nuevo León, no norte, seria negado se a água for escassa na região árida.
Duas das autoridades disseram que Musk e López Obrador já haviam falado no sábado. A ligação de segunda-feira durou cerca de 40 minutos e a de sábado, cerca de 35 minutos, disse um dos funcionários.
O gabinete de López Obrador não respondeu a um pedido de comentário.
As discussões em torno da Tesla se tornaram um grande teste para saber se López Obrador pode definir os termos para grandes investimentos no México em busca de uma política de nacionalismo de recursos que persistentemente despertou dúvidas entre grupos empresariais.
Os comentários do presidente mexicano na semana passada foram o sinal mais forte de que suas preocupações com o abastecimento de água podem se tornar um obstáculo para os planos da Tesla em Nuevo León, um Estado na fronteira entre Estados Unidos e México.
Após a ligação de segunda-feira, um dos funcionários disse que Nuevo León ainda estava concorrendo. O governo do México também disse que a empresa está considerando investir perto de um novo aeroporto na Cidade do México.