Milei diz em Davos que Argentina é exemplo global de responsabilidade fiscal
Em discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, presidente argentino afirmou que é hora de líderes mundiais serem 'ousados'
O presidente da Argentina, Javier Milei, disse que o país se tornou um exemplo global de responsabilidade fiscal, compromisso para cumprir com as obrigações e fazer a inflação diminuir. Em discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, nesta quinta-feira, 23, ele celebrou o fato de ter "mais pessoas para dialogar" em todos os cantos do mundo.
"Um ano depois, devo dizer que não me sinto mais tão solitário, não me sinto tão solitário porque o mundo abraçou a Argentina. A Argentina se tornou um exemplo global de responsabilidade fiscal, de compromisso com nossas obrigações, de como acabar com o problema da inflação e também de uma nova maneira de fazer política, que consiste em dizer a verdade na cara das pessoas e confiar que elas entenderão", afirmou.
A Argentina encerrou 2024 com uma inflação de 117,8% ao ano. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do país recuou de 20,6% em janeiro do ano passado para 2,4% em novembro, mas voltou a acelerar em dezembro, para 2,7%, segundo o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec).
Como exemplo de pessoas com quem ele agora pode dialogar, Milei citou o "incrível" Elon Musk, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, e o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump — todos importantes figuras da extrema direita.
Sobre o bilionário dono da Tesla, Milei disse que Musk foi vítima da "ideologia woke" e minimizou a saudação nazista feita por ele durante a posse de Trump em Washington, na segunda-feira.
"Se queremos realmente defender os direitos dos cidadãos, precisamos começar os dizendo a verdade, e a verdade é que há algo muito errado nas ideias que tem sido promovidas em fóruns como este", afirmou.
O presidente argentino ainda direcionou uma mensagem para todos os líderes mundiais, dizendo que "é hora de ser ousado e ousar pensar".