Milhas: Veja dicas de como acumular, como usar e qual o melhor cartão
Pontuação pode ser trocada em passagem aérea, hotel e aluguel de carro
Sarah Aline foi eliminada do BBB23 no último dia 16. A psicóloga deixou a casa mais vigiada do País sem levar o prêmio de mais de R$ 2 milhões. No entanto, a ex-sister saiu do reality com outra premiação milionária. Na última prova do líder que disputou, Sarah venceu os brothers e faturou 1 milhão de pontos em um programa de milhas aéreas.
Utilizado com mais frequência para abatimento no preço das passagens aéreas, um programa de milhas oferece a chance de acumular bonificações, que podem ser trocadas por passagens aéreas ou por outros produtos ou serviços. Especialistas ouvidos pelo Terra orientam como usar e qual o melhor cartão para acumular milhas.
“O principal uso das milhas acaba sendo para resgates e abatimento no preço de passagens aéreas. Mas não é somente isso, as milhas podem ser usadas para hospedagem em hotéis, locação de carros entre outros serviços. A pessoa pode até mesmo vender milhas ou transferir para amigos e familiares”, explica o planejador financeiro e sócio fundador da SuperRico, Carlos Castro.
Rodrigo Góes, especialista em milhas e educador financeiro, está há 12 anos no mercado e observa que o brasileiro não tem uma cultura de utilizar as milhas, pois tem muita gente que pensa que o acúmulo de milhas é feito apenas por meio dos gastos do cartão de crédito.
“Pensa que é muito difícil e que é uma coisa de rico. Mas, na verdade, o acúmulo de milhas não é feito apenas com cartão de crédito. Ele pode ser feito por meio de programas de fidelidade. E o acúmulo acontece com os gastos que já fazemos no nosso dia a dia. Hoje é possível acumular milhas abastecendo o carro ou indo ao supermercado comprar algum produto”, diz Góes.
Cartões
Mesmo não sendo a única forma para adquirir milhas, o cartão de crédito ainda é a forma mais tradicional de acumular milhas. Por isso, saber utilizar um cartão adequado ao seu perfil é muito importante para acumular pontos. Isso é o que orienta Osmar Almeida, especialista em milhas.
“Quem ainda nem sabe o que são as milhas e está pensando em iniciar nesse mercado agora, o ideal é buscar um cartão que não tenha anuidade para acúmulo de pontos", aconselha.
"Agora, para quem já têm milhas acumuladas e já conhece como funciona o mercado, oriento que concentre a pontuação em um único cartão”, acrescenta ainda o especialista.