Minério de ferro tem 6ª alta seguida em Dalian, rali mais longo em quase 4 meses
Os contratos futuros do minério de ferro na China subiram pela sexta sessão consecutiva nesta quinta-feira, apresentando sua mais longa sequência de altas desde meados de maio, com a forte demanda doméstica e congestionamentos nos portos elevando os preços spot.
O minério de ferro na bolsa de Dalian para entrega em janeiro de 2021 fechou em alta de 0,9%, a 857,50 iuanes (125,46 dólares) a tonelada, bem abaixo do recorde do contrato mais negociado de 874 iuanes atingido no início da sessão.
Os preços spot do ingrediente siderúrgico subiram para 128 a tonelada nesta quinta-feira , o maior desde janeiro de 2014, com base nos dados da consultoria SteelHome.
Os altos-fornos das siderúrgicas chinesas estão operando com altas taxas de utilização, mantendo forte a demanda de minério de ferro, disse Richard Lu, analista sênior da consultoria CRU em Pequim.
As siderúrgicas continuaram a aumentar a produção, já que os dados divulgados esta semana apontaram para uma recuperação econômica estável no maior produtor e consumidor de aço do mundo, além de sinais de recuperação em outros lugares.
O forte congestionamento nos portos da China em meio a protocolos estritos de quarentena de coronavírus afetou os fluxos de minério de ferro e impulsionou ainda mais os preços, disse Lu. "Não prevemos que os preços do minério de ferro ultrapassem 130 dólares", disse ele.
"Uma queda significativa ocorrerá quando o congestionamento dos portos diminuir ou a demanda por aço cair."