Mitos e verdades sobre Drex, o Real Digital que chega em 2024
O Real Digital é uma nova forma e Pix? É uma criptomoeda? Conheça os mitos e verdades sobre ele
Apesar de amplamente discutido nos últimos meses, o Drex ainda gera dúvidas sobre o que, de fato, ele representará na prática para o mercado financeiro. O gerente de produtos da Efí, Márcio Rosa, desvenda alguns mitos e verdades sobre o tema.
Drex é o novo Pix
Mito. O Real Digital é uma plataforma, é uma evolução do sistema financeiro, enquanto o Pix é um meio de pagamento, assim como o cartão de crédito.
Drex vai substituir o Real
Mito. O Drex é o Real, no entanto está em outro formato, mas continua sendo o real com o mesmo valor de mercado que conhecemos.
Drex é uma criptomoeda
Mito. Apesar do Drex usar a mesma tecnologia do Bitcoin e ser inspirado no Ethereum, o Real Digital não será um criptoativo. Isso significa que o Drex não terá qualquer variação de preço e, consequentemente, não será tratado como um investimento. Então, 1 Drex sempre vai valer 1 real — hoje, daqui a 10 anos, daqui a 30 anos — a ideia é que ele continue com esse valor.
Drex vai desburocratizar os negócios convencionais
Verdade. O Drex deve tornar mais eficiente o fluxo financeiro e jurídico de novos negócios, como a compra de carros e imóveis, por exemplo. A utilização de smart contracts (contratos inteligentes) dará mais opções de utilização do nosso dinheiro, o chamado 'dinheiro programável'.
Drex é seguro
Verdade. Assim como as transações financeiras ligadas ao BC já são, o Drex também será. Além do mais, o dinheiro precisa ter rastreabilidade, caso alguém faça algo ilegal, como por exemplo a lavagem de dinheiro. Somente as instituições financeiras vão deter o conhecimento de qual carteira movimentou determinado montante. Todos os aspectos da LGPD estão sendo considerados para preservar a privacidade dos dados pessoais.
Drex movimenta outras áreas financeiras
Verdade. O Drex pode movimentar outras áreas do próprio ambiente financeiro, como a concessão de crédito e câmbio. Ele irá operar como uma nova plataforma financeira, podendo se conectar a demais serviços já constituídos de acordo com a necessidade e usabilidade que ainda serão determinadas.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.