Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre Samuel Barata, controlador do grupo Drogaria São Paulo e Pacheco, aos 93 anos

Barata era acionista do grupo e e ex-presidente do Conselho Administrativo do DPSP, que atualmente tem a segunda maior rede de farmácias do Brasil; causa da morte não foi divulgada

24 abr 2024 - 11h36
(atualizado às 15h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Samuel Barata adquiriu a marca Drogarias Pacheco na década de 1970; em 2011, participou da união da Drogarias Pacheco com a Drogaria São Paulo
Samuel Barata adquiriu a marca Drogarias Pacheco na década de 1970; em 2011, participou da união da Drogarias Pacheco com a Drogaria São Paulo
Foto: Ernesto Rodrigues/Agência Estado

O empresário Samuel Barata, controlador do grupo Drogaria São Paulo e Pacheco (DPSP), faleceu aos 93 anos na última segunda-feira, 22, no Rio de Janeiro, informou a companhia em nota. Barata era acionista e ex-presidente do Conselho Administrativo. A causa da morte não foi divulgada.

O grupo DPSP destacou em nota que ele foi responsável por "revolucionar o varejo farmacêutico fluminense" e transformar a empresa em referência no Estado. Foi sob sua gestão que a rede se tornou a quarta maior do País, aponta o grupo, que ainda afirma que o empresário tinha uma "visão empreendedora que tinha como objetivo transformar o setor".

Samuel Barata adquiriu a marca Drogarias Pacheco na década de 1970. Em 2011, Barata participou da união da Drogarias Pacheco com a Drogaria São Paulo, movimento que deu origem ao grupo DPSP, atualmente a segunda maior rede de farmácias do Brasil. O grupo está atrás apenas da Raia Drogasil, de acordo com levantamento da Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

Segundo a Forbes, o empresário apareceu na lista de bilionários da revista em 2023, ocupando a 74ª posição, com patrimônio estimado na época em R$ 5 bilhões. A origem da fortuna são os negócios do grupo DPSP. Em dezembro de 2023, o grupo contava com cerca de 1,5 mil lojas em 10 Estados e faturamento anual de R$ 14 bilhões, o que representa quase 9% do mercado.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade