Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Móveis e utensílios domésticos: como mobiliar a casa gastando pouco?

Mobiliar um imóvel não é barato, mas algumas ações podem ajudar a economizar nesse processo

27 mar 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Mobiliar um imóvel não é barato, principalmente se escolher móveis de qualidade.
Mobiliar um imóvel não é barato, principalmente se escolher móveis de qualidade.
Foto: Reprodução/Milus Móveis & Planejados

O sonho de muitas pessoas é conquistar sua casa ou um apartamento próprio. Quem com muita luta adquire um imóvel, no entanto, nem sempre consegue se mudar para um novo lar com ele completamente mobiliado. Isso porque o mobiliário de uma casa pode sair por um custo bastante elevado.

O governo Lula da Silva (PT), por exemplo, gastou R$ 26,8 milhões com reformas, compra de novos móveis, materiais e utensílios domésticos para o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada, a Residência Oficial do Torto e o Palácio do Jaburu em 2023. Os números são do Portal da Transparência e do Siga Brasil.

Embora o valor gasto no mobiliário do Palácio do Planalto não seja um parâmetro para as demais casas, o valor gasto mostra que mobiliar um imóvel não é barato, principalmente se escolher móveis de qualidade. O Terra consultou planejadores financeiros para saber como mobiliar um imóvel gastando pouco. 

Algumas ações podem ajudar a economizar nesse processo, como, por exemplo, fazer um planejamento financeiro antes e pesquisar os móveis em lojas diversas, tanto na internet quanto físicas. Para economizar na hora de mobiliar a casa, a educadora financeira Aline Soaper orienta colocar na ponta do lápis três coisas:

  • Qual a verba disponível para investir em móveis e utensílios domésticos?
  • Quais linhas apresentam melhor custo x benefício dentro da verba que você tem disponível.
  • Pesquise preços antes de comprar. Compare preço das lojas on-line com lojas físicas.

"Caso não dê para destinar uma boa verba para mobiliar a casa, considere comprar itens seminovos. Priorize a compra dos mais essenciais e aguarde um tempo para terminar de comprar os outros. Por último, é importante avaliar linhas de crédito, considerando que essas parcelas terão impacto no orçamento por meses", orienta Aline Soaper. 

Thiago Godoy, educador financeiro da Rico, sugere também que a pessoa que está com o orçamento apertado busque de início os móveis que são mais importantes para o dia a dia, como cama, sofá, geladeira, mesa e fogão. Além disso, reforça a importância de pesquisar bem os preços antes da compra. 

"Para mobiliar uma casa gastando pouco é preciso ter criatividade, paciência e pesquisar muito. Tem que fazer uma lista de prioridades, colocar em ordem de prioridade os móveis e depois começar a pesquisar para comparar preços em lojas diferentes". 

Móveis multifuncionais 

Além de priorizar os móveis mais importantes e comparar os preços em lojas, Godoy orienta olhar para móveis que são multifuncionais, onde a pessoa consegue ter ele servindo para mais de uma coisa, mais de um propósito. O especialista utiliza como exemplo o famoso sofá-cama. 

"Os móveis multifuncionais são uma alternativa para economizar espaço e dinheiro. O sofá-cama, por exemplo, você pode utilizar como um sofá na sala e na ocasião de uma visita em casa, você também consegue ter ele funcionando como uma cama", diz Godoy.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade