Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Movimentação de passageiros no Galeão cresce 35% em 2023 após limitação ao Santos Dumont

3 jan 2024 - 13h06
(atualizado às 13h33)
Compartilhar
Exibir comentários

O aeroporto internacional do Rio de Janeiro fechou 2023 com uma movimentação de 7,9 milhões de passageiros, um crescimento de 35% em relação ao ano anterior, informou nesta quarta-feira a concessionária RIOgaleão.

Avião da Gol pousa no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro
21/03/2019
REUTERS/Sergio Moraes
Avião da Gol pousa no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro 21/03/2019 REUTERS/Sergio Moraes
Foto: Reuters

O resultado ocorreu após a adoção de medidas de estímulo ao terminal de administração privada em detrimento do aeroporto Santos Dumont, que é gerido pela estatal Infraero.

No ano passado, o governo federal impôs algumas restrições a voos no Santos Dumont e anunciou que a partir deste ano entraria em vigor um limite de passageiros no terminal, com teto de 6,5 milhões de pessoas ao ano.

Em 2022, mais de 10 milhões de pessoas passaram pelo Santos Dumont, contra cerca de 6 milhões no Galeão.

Com o anúncio do limite de passageiros, algumas companhias aéreas começaram já no segundo semestre de 2023 a levar voos do Santos Dumont, que fica no centro da cidade, para o Galeão, que fica na zona norte.

"Esse aumento é consequência direta da medida da restrição do número de passageiros no Santos Dumont, defendida pelo Governo do Estado e Prefeitura, e implementada pelo governo federal no segundo semestre de 2023. A tendência é melhorar ainda mais em 2024. Isso mostra a correção da medida, adotada a partir do diálogo entre os executivos locais e o federal", disse à Reuters o secretário da Casa Civil do Estado, Nicola Miccione.

A empresa que administra o Galeão chegou a ameaçar devolver o terminal devido ao baixo retorno. O terminal recebeu investimentos bilionários nos últimos anos, mas seguiu operando bem abaixo da capacidade de aproximadamente 38 milhões de pessoas por ano.

A concessionária informou ainda que houve uma aumento expressivo de passageiros nas festas de fim de ano e que as perspectivas são animadoras para janeiro deste ano. "O RIOgaleão prevê maior movimentação em janeiro de 2024 por causa dos novos voos que o terminal receberá com a coordenação dos aeroportos da cidade. O aumento será de 109% no total de voos domésticos e internacionais em relação a janeiro de 2023", disse.

"O RIOgaleão prevê maior movimentação em janeiro de 2024 por causa dos novos voos que o terminal receberá com a coordenação dos aeroportos da cidade. O aumento será de 109% no total de voos domésticos e internacionais em relação a janeiro de 2023. Entre os dias 20/12/23 e 02/01/24, o RIOgaleão movimentou cerca de 530 mil passageiros para as celebrações de Natal e Ano Novo, 85% a mais que o mesmo período do ano passado", disse a concessionária.

O especialista em transporte Marcus Quintella, diretor da FGV Transportes, disse que a melhora dos números no Galeão representa apenas uma migração de passageiros do Santos Dumont, e não um aumento sustentado.

"Para que essa seja uma melhora permanente e sustentada é preciso mais que uma decisão. Tem que fomentar a economia e o turismo do Rio e do Brasil. O que há é uma migração de passageiros, mas não uma geração nova de passageiros", disse ele à Reuters.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade