Mudança no Score de crédito no Serasa: veja como está o seu
Mudança no sistema do Serasa possibilitou aumento no Score para parte dos brasileiros; veja o seu e como aumentar
O Score de crédito é a ferramenta que acompanha a possibilidade de ter crédito no mercado. E agora o Score do Serasa passou por uma atualização que vai mudar a pontuação de grande parte dos brasileiros.
De acordo com o Serasa, com a mudança, 44% dos brasileiros cadastrados na Serasa aumentaram o Score, o que facilita o acesso a crédito a mais de 30 milhões de usuários. O Score 2.0 já está disponível para 3 milhões de brasileiros e estará disponível para todos até dezembro.
O que muda no Score 2.0 do Serasa?
De acordo com o Serasa, a atualização permite que os usuários vejam os motivos de mudanças na pontuação, que vai de 0 a 1.000.
“A principal mudança na versão 2.0 do Serasa Score é que o consumidor entenderá de maneira muito mais clara o que influencia na sua pontuação”, afirmou a gerente executiva do Serasa Score, Amanda Castro.
A mudança no sistema do score está ocorrendo de forma gradativa e estará completa em dezembro.
Além da mudança na experiência do consumidor, o Serasa Score realizou ajustes nos pesos das informações utilizadas no cálculo, o que pode gerar variações na atual pontuação. Os bons hábitos e o cadastro positivo continuam sendo considerados os principais fatores.
Segundo a instituição, 44% dos brasileiros tiveram aumento na pontuação, 23% dos usuários devem ter redução e para 33% dos consumidores a pontuação permanecerá sem alteração.
Como o Score de crédito do Serasa é calculado e como aumentar
Os critérios são divididos em grupos, no qual cada categoria tem determinado peso para influenciar a sua pontuação. O cálculo considera informações positivas e negativas do consumidor.
Dívidas em atraso, por exemplo, reduzem a pontuação, enquanto um bom histórico de pagamentos aumenta o Score.
Um Score “Muito Bom” situa-se entre 701 e 1000 pontos, mostrando a alta probabilidade de o usuário honrar com seus compromissos de crédito. Entre 501 e 700 a pontuação é considerada “Boa”. A faixa de 301 e 500 fica na classificação “Regular”, sendo que a de 0 a 300 é considerada a mais “Baixa”.
Manter os dados atualizados na Serasa também ajuda a aumentar a pontuação. Isso porque quanto mais informações as empresas têm do consumidor, mais confiança existe para a oferta de crédito.
As informações podem ser consultadas no site ou no aplicativo do Serasa, disponível na Apple Store e na Google Play.