Mudanças no financiamento da Caixa começam nesta sexta-feira, 1º; confira
Quem já está financiando um imóvel com a Caixa não será afetado pelas mudanças
A Caixa Econômica Federal implementou mudanças no financiamento imobiliário devido à alta demanda, limitando o valor máximo de crédito habitacional e reduzindo o percentual de financiamento.
A partir desta sexta-feira, 1º, começam a valer uma série de mudanças no financiamento imobiliário oferecido pela Caixa Econômica Federal. A instituição optou por fazer restrições ao benefício tendo em vista que a demanda contratada para este ano tem previsão de ultrapassar o limite máximo de crédito habitacional projetado para 2024.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo a Caixa, até o dia 24 de outubro, o banco concedeu R$ 186,03 bilhões em crédito imobiliário, um aumento de 21,63% em relação ao mesmo período de 2023. Foram 668 mil financiamentos de imóveis, beneficiando cerca de 2,6 milhões de brasileiros até o momento.
A instituição é a maior financiadora de casa própria no país, com 68% do mercado.
Veja as mudanças previstas para a partir desta sexta, 1º:
- Nas modalidades com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), a Caixa passará a financiar a aquisição de imóveis ou construção individual, com valor de avaliação ou compra e venda limitado a R$ 1,5 milhão e para clientes que não possuam outro financiamento habitacional ativo com o banco.
- Além disso, a cota máxima de financiamento admitida será de até 70% do valor do imóvel, com Sistema de Amortização Constante (SAC) e de até 50% com sistema PRICE - em que as parcelas do empréstimo tem valores iguais.
Antes da mudança, a Caixa financiava até 80% do imóvel no sistema SAC e até 70% no sistema PRICE.
Para quem já está financiando um imóvel com a Caixa, a alteração nas cotas de financiamento e a limitação no valor do imóvel não serão aplicados, mantendo-se as condições vigentes atualmente.