Cuidado com o golpe: criminosos criam sites falsos de pagamento do IPVA
Golpistas utilizam nomes similares a de órgãos públicos e grandes redes de varejo para roubar dinheiro
Golpistas têm utilizado sites falsos na internet para roubar dinheiro dos consumidores na hora do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Nesta semana, auditores fiscais da Secretaria da Fazenda de São Paulo (Sefaz-SP) e policiais civis desarticularam uma quadrilha que operava links falsos.
Conforme os relatos, os sites utilizados pelos golpistas para praticar a fraude são parecidos com os oficiais e de grandes redes de varejo. A polícia encontrou o local, em São Paulo, onde funcionam 300 dessas falsas empresas. Grande parte das empresas foi aberta em 2024.
As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um fazendeiro fazer o pagamento do IPVA por meio do site falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz-SP e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.
Como evitar o golpe do site falso do IPVA
Desde outubro de 2023, a Sefaz-SP tornou mais rápido, facilitado e imediato o pagamento do IPVA, permitindo o recolhimento por meio de QR code junto a cerca de 800 instituições financeiras. Esse aumento na rede arrecadadora é o principal benefício do Pix para os cidadãos, especialmente para os “desbancarizados" e para aqueles que não mantêm conta nos grandes e tradicionais bancos, preferindo bancos digitais.
Para utilizar a modalidade, é necessário acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um QR code, que servirá para o pagamento. O QR code Pix tem validade de 15 minutos, após o qual expira. Não tendo sido pago, será necessário emitir um novo QR code (sempre pelo site da Sefaz-SP).
Na tela do QR code, há um contador temporal de “tempo restante" indicando quando o código expirará. Ao ler o QR code com o aplicativo de banco ou instituição de pagamento, aparecerá a informação de que o pagamento é destinado à “Secretaria da Fazenda e Planejamento", sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil.
Outras formas de pagar o IPVA de forma segura
- Em rede bancária credenciada, informando o número do Renavam;
- Pela internet ou débito agendado, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária;
- Em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.