Golpe da fortuna: criminosos usam nomes de bilionários para roubar dinheiro
Golpistas estão cada vez mais empenhados em ganhar dinheiro utilizando nomes dos super-ricos
Os golpistas estão cada vez mais empenhados em ganhar dinheiro utilizando nome de terceiros. Recebeu um e-mail informando que foi selecionado para receber uma fatia da fortuna de algum bilionário, solicitando que envie os dados pessoais? Tome cuidado, pois trata-se de um novo golpe.
Criminosos estão se aproveitando da notícia real de que bilionários como Bill Gates, Jeff Bezos e Warren Buffett vão doar parte do seu dinheiro para instituições de caridade ou fundações de desenvolvimento social para roubar dinheiro ou identidade das pessoas.
Os golpistas podem utilizar um link real de uma notícia sobre a doação feita por bilionários para dar legitimidade ao esquema. Bill Gates, por exemplo, decidiu deixar menos de 1% de sua riqueza para cada um de seus três filhos. Os 99% do patrimônio acumulado do bilionário vai ficar para a Fundação Bill e Melinda Gates.
Nas redes sociais, há relatos e prints de como os criminosos agem. Em um dos e-mails, o golpista sugere que Jeff Bezos, fundador da Amazon, estaria doando para a pessoa US$ 1.200.000,00, aproximadamente R$ 6 milhões na cotação atual.
alguém mais foi selecionado pelo jeff bezos por e-mail pra ele dar um milhão de dólares da fortuna dele de caridade ou foi só eu a grande sortuda 🤩😍 pic.twitter.com/EZNhif0W2W
— nikolai lantsov’s crown (@erictnorthman) August 14, 2023
A falta de conhecimento financeiro é um dos principais motivos para as pessoas caírem em ciladas financeiras como estas. Bezos doará a maior parte de seu dinheiro para uma instituição de caridade, mas não está selecionado aleatoriamente pessoas para receber dinheiro. Portanto, não caia nessa!