Golpe do 0800: saiba como funciona a fraude e como se proteger
Contato inicial dos criminosos acontece via SMS; entenda
Se você recebeu uma mensagem de SMS informando sobre uma transação suspeita de valor alto em uma compra no varejo, solicitando que entre em contato com uma suposta central de atendimento para esclarecer a questão, tome cuidado, pois pode ser um golpe.
Trata-se, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), de um golpe de engenharia social, que usa técnicas para enganar o indivíduo para que ele forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões e, principalmente, induzir a pessoa a realizar transações financeiras.
No texto da mensagem aparece um número 0800, que supostamente seria uma central telefônica de um banco ou de uma área de cartões de crédito. Ao fazer contato, o cidadão cai no golpe onde é orientado a informar dados pessoais e bancários ou instalar software no celular.
Como funciona
Na mensagem, o golpista usa o nome de alguma instituição financeira em mensagens como esta: “Compra aprovada em um determinado valor em alguma loja do varejo conhecida. Para confirmar, o cliente deve digitar o número 1, mas caso desconheça a transação, o consumidor deve ligar para uma central de 0800”.
Como a compra é falsa, ao ligar para a falsa central de atendimento, o golpista diz que a transação está em análise e que por isso ainda não aparece na fatura do cliente. E que para resolver o assunto, o consumidor deve fazer uma transação para regularizar o problema, ou ainda pede dados pessoais, como número de conta e senha, para cancelar a operação.
Segundo a Febraban, outro artifício que também é usado pelos golpistas nas mensagens é afirmar que as milhas ou pontos do cartão do cliente estão vencendo. E pede para que o cliente ligue para a falsa central telefônica para que o consumidor não perca a vantagem. Ou ainda passam um link de site fraudulento que induzirá o cliente a fornecer dados bancários e pessoais.
Não caia nessa!
“O cliente nunca deve fazer ligações para números de telefone (0800) recebidos através de SMS ou por outras mensagens. Se tiver alguma dúvida, o cliente deve ligar para os canais oficiais de seu banco ou para seu gerente”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
O diretor esclarece que os bancos ligam para os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca pedem dados como senhas, token e outros dados pessoais nestas ligações. Também nunca ligam e pedem para que clientes façam transferências ou Pix ou qualquer tipo de pagamento para supostamente regularizar problemas na conta.
“Os bancos nunca ligam para fazer um estorno de transação através de um telefonema. Desligue se pedirem para digitar senha ou qualquer dado em seu aparelho de telefone. Ao receber uma ligação suspeita, desligue e de outro telefone, ligue para os canais oficiais de seu banco.”