Não cometa esses erros quando for vender pelas redes sociais
Principais problemas podem ser contornados com correções e ajustes simples, fazendo seu negócio alcançar o máximo potencial
O Brasil é o 5° maior usuário de internet do mundo, com 165 milhões de usuários. Ou seja: existem milhões de pessoas que são potenciais clientes de negócios online e podem acessá-lo com apenas alguns cliques. No entanto, muitas empresas, independentemente de serem novas ou já terem anos de existência, ainda não conseguem extrair bons resultados com anúncios online, o que impacta diretamente os resultados e os lucros.
“Para quem está começando a mergulhar nesse universo dos anúncios online, é comum cometer alguns erros que podem interferir nos resultados e não trazer os cliques desejados, impedindo o alcance do máximo potencial da empresa na internet”, explica o especialista em anúncios online Tiago Tessmann.
Com centenas de milhares de seguidores em suas redes sociais ― no Instagram o especialista tem quase 1 milhão de seguidores, e mais de 700 mil inscritos no YouTube ―, Tiago ficou conhecido em todo o país pelas suas técnicas e dicas de como aproveitar o máximo do ambiente online para que as empresas e negócios cresçam, lucrem e evoluam de forma sustentável.
Segundo o especialista, a primeira e mais importante decisão a ser tomada é conhecer o público do seu negócio. A partir dessa informação será possível alinhar de forma adequada as ações e objetivos.
“Quando você conhece o seu público com profundidade, tudo fica mais fácil. Você começa a encontrar segmentações inexploradas e é ali que está a escala. Quanto mais amplo o termo/a palavra-chave, mais você disputa cliques com outros anunciantes e mais caro fica. Quanto mais você sabe o que seu público deseja e procura, mais se torna possível sair do óbvio e se destacar no seu segmento”, destaca ele.
O primeiro erro é o mais comum
Tessmann explica que um dos problemas mais comuns é a empresa não ter uma landing page bem feita.
“A landing page é a página criada para a venda de um produto específico, e que é responsável por atrair os clientes. Quando a pessoa clica no seu anúncio no Facebook, no Google, no Instagram, ele é direcionado para uma página. O que ocorre é que muitas vezes o potencial cliente é direcionado para a homepage de um site comum, ou uma página de contato, e isso não é indicado. Invista em uma landing page de alta conversão, que estimule a ação de quem clicou e chegou até ela”, completa.
O uso de vídeos para os anúncios também pode ser um grande aliado na hora de converter vendas. Conforme o especialista pontua, vídeos são excelentes para conversão, seja no YouTube, no Facebook ou no Instagram.
“Se há o interesse de assistir ao vídeo e clicar, a chance de conversão é muito maior. Vídeos geram mais conexão, geram público de remarketing, qualificam o clique e deixam a sua marca mais conhecida”, diz.
Sempre traga algo que motive uma ação
Outro obstáculo comum ao sucesso das vendas, segundo Tessmann, é o anúncio não trazer uma promessa ou oferta que motive a ação.
“A escrita persuasiva ― ou copy ― é um ponto muito importante e que nem sempre recebe a atenção devida. A comunicação focada na ação estimula de maneira íntegra quem está vendo o anúncio. O anúncio é o primeiro impacto que a pessoa vai receber na internet. Por este motivo, é de altíssima importância criar um texto chamativo, interessante e que prenda a atenção. Se não for dessa forma, é muito fácil que a pessoa passe sem clicar, e isso claramente compromete o alcance de bons resultados, trazendo baixas taxas de clique”, enfatiza.
Em seu canal no YouTube, o especialista traz diversas outras dicas e aulas sobre anúncios online, inclusive para quem está dando os primeiros passos nesse universo ou acaba de abrir um negócio.
"É importante lembrar que as primeiras campanhas de quem está iniciando nos anúncios online não terão a melhor performance. Isso ocorre porque a campanha acaba de ser criada e precisa rodar, aparecer, para que então seja possível descobrir o que precisa melhorar e ajustar para obter resultados cada vez mais assertivos”, conclui.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.