Não sabote seu próprio negócio: evite esses 6 erros
Você pode estar sabotando seu próprio negócio, já parou para pensar nisso?
Segundo levantamento da Contabilizei a partir de dados da Receita Federal, só no primeiro semestre no Brasil houve a abertura de 2 milhões de empresas, um acréscimo de 0,02% se comparado ao mesmo período do ano passado. Mas, dessas empresas, quantas se mantém abertas por um longo período?
Sabemos que empreender não é um dom mesmo porque ninguém nasce um empreendedor. Porém, é possível sim aprender a ter atitudes e desenvolver habilidades empreendedoras como automotivação, foco, liderança, proatividade, iniciativa, planejamento e resiliência.
Para isso, segundo a consultora de negócios e especialista em empreendedorismo e soft skills Alice Salvo Sosnowski, é preciso observar seus padrões de comportamento e estar disposto a aprender e mudar sempre. Veja algumas dicas do que NÃO fazer para manter seu negócio de pé:
1. Achar que é preciso ter uma ideia extraordinária
Um bom negócio não começa com uma ideia, mas sim com um problema que precisa ser resolvido. O importante é procurar uma solução diferente. Não vale só copiar o que já existe. Para isso, procure saber qual a diferenciação que você irá oferecer em relação aos concorrentes.
A ideia é realmente ser melhor que as soluções já oferecidas no mercado. Questione: por que as pessoas iriam ficar interessadas em comprar o meu produto e serviço e não o de outra empresa? Sempre pense do ponto de vista de benefícios que sua solução traz como personalização, desempenho, atendimento, economia, acessibilidade etc.
2. Não fazer um planejamento financeiro
Preveja quanto você precisará para começar um negócio. Veja quais serão as despesas operacionais, capital de giro, pró-labore e salário de funcionários. A soma destas necessidades é o dinheiro que o empreendedor precisa para começar um negócio.
Caso não tenha recursos, avalie adiar o investimento até que a situação financeira esteja mais segura. Aproveite para estudar o mercado e ampliar sua rede de relacionamentos.
3. Ignorar as redes socias
Para aumentar a visibilidade de um negócio, principalmente no mundo digital, a primeira coisa é saber como usar da melhor maneira possível as mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok e outras, dependendo do segmento de atuação da empresa.
Prepare-se para entregar informações e gerar conexão com os seus clientes. Crie notícias, vídeos, ebooks, posts, artigos, imagens, infográficos e outros recursos para criar um relacionamento com seu público. Esse é o pulo do gato dos negócios.
4. Promover a autossabotagem
Uma das questões comportamentais mais complicadas é a autossabotagem, principalmente para as mulheres empreendedoras. Mas saiba que os homens também sofrem da síndrome do impostor, ou seja, duvidam do seu potencial para os negócios e isso pode ser um obstáculo para o avanço nos negócios.
Procure uma rede de apoio e conte com mentores para te ajudar a identificar e superar esse momento
5. Falta de conhecimento em gestão
A falta de planejamento é um dos principais motivos para a falência das empresas nos primeiros anos, segundo o Sebrae. Hoje em dia tem muito conteúdo bom disponível na rede para o empreendedor procurar e se aprimorar em vendas, atendimento, fluxo de caixa, gestão de pessoas, questões jurídicas etc. Procure estar sempre atualizado na gestão de sua empresa.
6. Não investir em si mesmo
Não é raro bons negócios acabarem porque o empreendedor não está preparado emocionalmente para os desafios. Por isso, invista no autoconhecimento, conheça seus pontos fortes e fracos, exercite suas soft skills e habilidades comportamentais como inteligência emocional, empatia e negociação.
Também não deixe de praticar o autocuidado: reserve um tempo para você e sua família, relaxe, cuide da saúde física, mental e emocional. E pode ter certeza: quanto melhor está o empreendedor, melhor está o negócio!
(*) HOMEWORK inspira transformação, com inteligência digital e capricho artesanal. Nosso jornalismo impacta milhares de leitores todos os dias. E nossas soluções de conteúdo sob medida atendem grandes empresas de todos os tamanhos. Saiba mais sobre nossos projetos e entre em contato.