Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Não vejo ingredientes de dominância fiscal no Brasil, diz Guillen, do BC

24 out 2024 - 10h30
Compartilhar
Exibir comentários

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen, disse nesta quinta-feira não ver ingredientes que indiquem que o Brasil passa por uma dominância fiscal, que se caracteriza por um descontrole orçamentário do governo que gera perda de efeito da política monetária e acaba por comprometer ainda mais as contas públicas.

Sede do BC, em Brasília
11/06/2024
REUTERS/Adriano Machado
Sede do BC, em Brasília 11/06/2024 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

Em evento promovido pelo Citi, Guillen afirmou que produziu um exercício preliminar que analisa efeitos de anúncios fiscais sobre condições financeiras e a inflação.

"Quando há um anúncio fiscal (de aumento de gastos) e ele é transmitido para as condições financeiras, pode haver inflação, mas eu não veria uma dominância fiscal aqui", disse.

"Para a dominância fiscal, acho que, em primeiro lugar, precisamos de um BC que seja passivo em relação aos dados, não temos isso, com certeza não teremos isso. Esse é um dos requisitos para a dominância fiscal, não vejo nenhum ingrediente para a dominância fiscal."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade