Negociação entre Baidu e Peixe Urbano foi fechada em um mês
Foi um tempo recorde, em um mês a gente já fechou, disse Yan Di, diretor-geral do Baidu no Brasil
A primeira grande do Baidu no Brasil foi fechada em um mês, é o que afirma o diretor-geral da Baidu no Brasil, Yan Di.
Dona do principal serviço de buscas na internet da China, a companhia confirmou nesta quinta-feira a compra da empresa de comércio eletrônico, Peixe Urbano.
“Foi rápido”, disse Yan Di ao Terra. “Foi um tempo recorde, em um mês a gente já fechou. Mas o contato começou em agosto”. De acordo com o executivo, a entrada do CEO global da gigante chinesa da internet, Robin Li, acelerou a negociação.
O discurso de rapidez para fechar o contrato entre brasileiros e chineses também foi abordado pelo presidente-executivo do Peixe Urbano, Júlio Vasconcellos, que ainda revela os bastidores da negociação.
“Fechar uma negociação como essa em um mês é recorde. O ‘namoro’ começou em agosto com o Baidu procurando uma empresa brasileira, como a nossa, e nós procurando um sócio”, disse Vasconcellos. “Eles conheceram a empresa (Peixe Urbano), os nossos números e depois de um tempo me convidaram para ir para a China e conhecer o Baidu e seu CEO, Robin Li”.
O executivo brasileiro ainda confirma que continuará no comando da companhia brasileira, mais conhecida como um dos grandes “shopping de ofertas” da internet no Brasil. Avaliada em R$ 180 milhões, o Peixe Urbano possui atualmente 20 milhões de usuários e 280 funcionários em seu quadro.
O Peixe Urbano servirá de porta de entrada para o Baidu, que prometeu ao governo brasileiro um investimento de R$ 120 milhões nos próximos três anos, ao inaugurar seu buscador no Brasil em julho deste ano.
Os valores da transação não foram revelados.
Sinergia e troca de tecnologia
A aliança entre um dos maiores players da internet mundial e o Peixe Urbano tende a ajudar o comércio eletrônico no País. Isso porque as empresas prometem não apenas uma aquisição de um serviço da internet brasileira, mas a troca de conhecimentos.
“Desde o inicio da negociação, a gente descobriu que as duas empresas tem uma sinergia muito alta. E o perfil do Peixe Urbano encaixa muito próximo do Baidu. Tem ótimos índices no Brasil, com crescimento no mercado e aprovação dos consumidores. Algo que estávamos procurando”, diz Yan Di.
“Essa operação vai ganhar mais força. Tudo isso a gente vai trazer um serviço mais robusto mais solido do usuário”, completa Di.
Se por um lado o Baidu deseja fortalecer sua marca no Brasil, por outro lado o Peixe Urbano pretende melhorar sua relação de vendas na modalidade online-to-offline (O2O), interagindo com um número maior de usuários por meio de diversas plataformas, inclusive móveis (tablets e smartphones).
“O nosso carro-chefe sempre foi (serviços) de gastronomia, beleza e bem-estar e entretenimento. A gente vai continuar investindo nisso. Mas, com certeza, quando a gente pensa em desenvolvimento de produtos, pensa em melhorar o mobile”, disse Vasconcellos.
Inicialmente, com o aporte financeiro a Peixe Urbano não vai investir em novos funcionários. De acordo com o presidente-executivo da startup brasileira, os gastos serão “pontuais”, o foco será na integração das duas empresas.
“É mais uma questão de identificar oportunidades”, disse o CEO do Peixe Urbano.
“Essas áreas de sinergia (valores, métricas, crescimento e cultura) que a gente identifica, é algo que tem construir a quatro mãos. Pode ser com engenheiros do Peixe Urbano indo pra China. Ou identificando os melhores canais de comunicações”.
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Uso da Peixe Urbano pelo Baidu
Yan Di ainda afirma que a Peixe Urbano poderá ser usada no futuro como porta de entrada não apenas no mercado brasileiro, mas em outras localidades que o Baidu está presente.
“Gostaríamos (de usar o Peixe Urbano fora do Brasil). Isso poderia ser uma grande possibilidade a longo prazo. Mas, inicialmente ele irá ajudar a otimizar nosso serviço no Brasil”, disse o diretor-geral do Baidu no Brasil.
Di ainda afirma que o projeto faz parte da meta de crescimento do Baidu, que espera alcançar metade da população até 2019, sendo o Brasil um de seus principais mercados.
“Anunciando essa grande notícia, que a gente oficializou a compra do Peixe Urbano. Nós estamos demonstrando o grande interesse que o Baidu tem no mercado brasileiro”, completou Di. “A gente já está caminhando para esta direção. Independente do projeto a gente nunca para de procurar parcerias”.