Nestlé anuncia recolhimento de lotes do Mucilon - Meu Primeiro Lanchinho por alto nível de toxina
Empresa encontrou níveis altos de aflatoxina, uma toxina produzida por fungos e que traz riscos à saúde quando consumida por muito tempo
A Nestlé anunciou o recolhimento voluntário em todo o território nacional de determinados lotes da marca Mucilon, da linha Meu Primeiro Lanchinho. Segundo a empresa, em análises de qualidade de rotina foi identificada a presença de aflatoxina em níveis acima do estabelecido pela legislação vigente.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Serão recolhidos lotes dos sabores Snack Morango e Banana e Snack Laranja e Banana. Confira, ao final, a lista dos lotes afetados.
A própria Nestlé, em comunicado, esclareceu o que é a aflatoxina e quais os riscos da substância à saúde. O consumo de alimentos com níveis aumentados dessa toxina por período prolongado pode ser prejudicial à saúde, incluindo, em casos extremos, potenciais problemas relacionados ao fígado.
O recolhimento está restrito aos lotes e produtos indicados acima e está sendo realizado coordenadamente com as autoridades. Os produtos da linha Meu Primeiro Lanchinho de lotes que não pertencem aos contaminados continuarão sendo vendidos pela Nestlé.
A empresa orienta que, caso você tenha o produto objeto deste recolhimento, não o consuma e entre em contato com o atendimento ao consumidor para devolução gratuita e reembolso por meio dos canais faleconosco@primeirolanchinho.com.br ou 0800-761-2500, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A Nestlé informa que a distribuição e comercialização desses lotes já foram suspensas.
O que é Aflatoxina?
As aflatoxinas são naturalmente encontradas em diversos alimentos e são produzidas por um grupo de fungos, que se desenvolvem em ambientes com clima úmido e quente. Elas podem contaminar plantações, como a do arroz, durante o crescimento, a colheita e o armazenamento.
A intoxicação por aflatoxinas pode apresentar-se de duas formas: aguda (quando há ingestão de altas quantidades em período curto) ou crônica (quando há ingestão prolongada e contínua).
De acordo com as análises laboratoriais realizadas pela Nestlé, as quantidades de aflatoxina encontradas nos produtos estão muito abaixo da quantidade necessária para causar qualquer reação aguda e imediata. A esse respeito, a Nestlé esclarece que para a intoxicação aguda, seria necessário o consumo diário de 18kg de produto (ou 508 pacotes de 35g) por um período de 1 a 3 semanas. Portanto, não se prevê toxicidade aguda para os consumidores-alvo.
No entanto, o consumo de alimentos com níveis aumentados dessa substância por período prolongado pode ser prejudicial à saúde, incluindo, em casos extremos, potenciais problemas relacionados ao fígado.
Confira os lotes que serão recolhidos e as respectivas datas de validade: