Nintendo entra na música e lança plataforma de streaming
A Nintendo, lendária gigante dos videogames, acaba de entrar no universo da música e anuncia o lançamento de uma plataforma de streaming, nomeada Nintendo Music, que conta com um catálogo de quase 40 anos de trilhas sonoras de videogames para dispositivos inteligentes. As informações são do Music Business Worldwide.
O serviço está disponível exclusivamente para membros do Nintendo Switch Online sem custo adicional. A biblioteca do novo aplicativo abrange várias gerações de clássicos da Nintendo, apresentando desde as músicas nostálgicas de Super Mario Bros. até às nuances sonoras de The Legend Of Zelda: Breath of the Wild.
A Nintendo Music também contará com trilhas sonoras de jogos mais modernos como é o caso de Animal Crossing. Os assinantes poderão transmitir música diretamente ou baixar as músicas para ouvir offline. O funcionamento do aplicativo permitirá ao usuário encontrar faixas por meio de títulos de jogos, nomes de faixas, playlists e, até mesmo, navegação por capturas de telas.
Nintendo Music terá opção de personalização de playlists
Um dos recursos que chamará a atenção do assinante é de opções de personalização onde os usuários poderão criar suas próprias listas de reprodução personalizadas e ajustar as configurações de reprodução, incluindo a capacidade de repetir faixas ou estender sua duração.
E os fãs que estiveram preocupados com spoilers de jogos, podem ficar tranquilos: o Nintendo Music incluirá um sistema de filtragem que permitirá os assinantes ocultar músicas de jogos específicos que ainda não jogaram.
Contudo, o Nintendo Music está disponível apenas para membros do Nintendo Switch Online nos EUA e Canadá, com assinaturas que custarão US$ 3,99 por mês e US$ 19,99 no plano anual.
Em tempo: streaming no Brasil gerou R$ 1,4 bilhão em 2024
Ainda que o mercado norte-americano de música gravada - considerado o nº 1 do mundo - tenha revelado um tímido aumento em suas receitas equivalente a 4% no primeiro semestre de 2024, o cenário no Brasil permite até uma comemoração.
Se nos EUA, a adesão aos serviços de streaming musical cresceu apenas 2,7% em relação a 2023, no Brasil, o maior mercado fonográfico da América Latina, registrou um aumento de 13,4% no primeiro semestre deste ano pelas receitas provenientes ao formato digital se comparado ao mesmo período no ano passado.
Ao todo, as receitas de streaming contabilizaram US$ 255 milhões (algo em torno de R$ 1,4 bilhão no câmbio atual). Este resultado coloca as plataformas digitais como o produto preferencial dos assinantes brasileiros para o consumo de música. Um aumento de 21,1% em relação ao ano anterior. Os dados são da IFPI.
Considerando apenas as receitas de música digital e física, o streaming representa mais de 99% do mercado brasileiro de música gravada.
"O aumento de 21% nas receitas digitais e físicas do setor reflete diretamente os esforços e investimentos realizados pelas gravadoras, tanto na produção de conteúdos musicais nacionais, como na comercialização, promoção e desenvolvimento do carreira de milhares de artistas brasileiros", explica Paulo Rosa, presidente da Pro-Música Brasil, como reproduzido no MBW.
O executivo observa que esses números atuais da fonográfica no Brasil no primeiro semestre de 2024 revelam a "predominância da distribuição de música em plataformas de streaming de música em operação no Brasil, seguindo uma tendência global verificada nos últimos mais de 10 anos".
A música de maior sucesso no Brasil através do streaming no primeiro semestre de 2024 é Me Leva Pra Casa / Escrito Nas Estrelas / Saudade, (Ao Vivo) da cantora sertaneja Lauana Prado, faixa distribuída no país pela Universal Music.