Novartis comprará desenvolvedora de medicamentos contra o câncer por US$2,9 bi
A farmacêutica Novartis AG informou nesta segunda-feira que irá adquirir a MorphoSys AG, uma desenvolvedora de tratamentos contra o câncer, por 2,7 bilhões de euros, o equivalente a 2,90 bilhões de dólares.
A Reuters informou pela primeira vez na segunda-feira que a Novartis estava em negociações avançadas para adquirir a empresa biotecnologia alemã MorphoSys, cujas ações subiram mais de 40% com a notícia.
A empresa sediada na Suíça vai oferecer aos acionistas 68,00 euros por ação em dinheiro e fechará o capital da MorphoSys após o acordo, que depende de certas condições.
As condições incluem um limite mínimo de aceitação de 65% do capital social da MorphoSys e autorizações regulatórias, disseram as empresas.
Após a conclusão da operação, prevista para o primeiro semestre de 2024, a Novartis será proprietária do Pelabresib. A droga, um dos tratamentos mais promissores da MorphoSys, é usada para combater formas mortais de câncer, como a mielofibrose, um tipo raro de câncer de medula óssea, e certos tipos de linfomas nodosos.
A MorphoSys disse em comunicado separado que seu conselho de administração e seu conselho fiscal pretendem recomendar a seus acionistas que aceitem a oferta da Novartis.