Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo bilionário brasileiro tem império do ovo e já foi alvo de inquérito trabalhista

A Granja Faria, fundada pelo bilionário recém-listado pela Forbes, é hoje a maior produtora de ovos comerciais do Brasil

28 ago 2024 - 15h30
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação

Encabeçando a lista dos cinco novos bilionários brasileiros, segundo a revista Forbes, está o empresário Ricardo Castellar de Faria, de 49 anos. Sua fortuna é estimada em R$ 17,45 bilhões, proveniente, principalmente, do seu império do ovo: a Granja Faria.

Criada em 2006, a empresa é hoje a maior produtora de ovos comerciais do Brasil, fornecendo cerca de 16 milhões de ovos por dia. Para dar conta de tamanha quantidade, são necessários cerca de 2,7 mil funcionários espalhados por entre 34 unidades produtoras.

Apesar do sucesso de vendas e reconhecimento no ramo, Ricardo Faria já foi alvo de um inquérito civil aberto pelo Ministério Público do Trabalho do Piauí, após funcionários se queixarem de irregularidades. O inquérito foi instaurado em abril de 2023, pela procuradora Jeane Carvalho de Araújo Colares.

O Terra procurou a Granja Faria em busca de um posicionamento, assim como o MPT-PI para saber se há desdobramentos da investigação, e ainda aguarda retorno.

Herdeiros? Conheça 5 irmãos brasileiros que são bilionários Herdeiros? Conheça 5 irmãos brasileiros que são bilionários

A sede da granja fica em Santa Catarina, estado onde Faria se estabeleceu com a família ainda na infância. Ele é natural do Rio de Janeiro, mas se mudou quando criança para o sul. Ricardo Faria se formou Engenheiro Agronômo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Seu primeiro negócio formal foi uma lavanderia industrial, a Lavebra, fundada em 1997. Vinte anos depois, o empresário vendeu a rede - na época, a segunda maior lavenderia do país - por R$ 1,3 bilhão.

Apesar de Ricardo ser conhecido pelo ovo, ele sempre buscou diversificar seus negócios. Desde 2022, o Grupo Faria incorporou ao seu portfólio a empresa Insolo, especializada em desenvolvimento e implementação de modelos de gestão agrícola em propriedades rurais.

Controlando tudo isso está sua holding, a RCF Capital. Além disso, Faria também aparece como presidente da Associação Catarinense de Avicultura.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade