Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo ministro fala em trabalhar contra privatização do Porto de Santos

Silvio Costa Filho assumiu pasta dos Portos e Aeroportos nesta quarta-feira, 13, e disse que atual operação do porto é rentável

13 set 2023 - 18h53
(atualizado às 20h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Porto de Santos é o maior da América Latina e está sob propriedade do governo de São Paulo
Porto de Santos é o maior da América Latina e está sob propriedade do governo de São Paulo
Foto: Rafael Arbex / Estadão / Estadão

O novo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse nesta quarta-feira, 13, que deve trabalhar para o porto de Santos não ser privatizado. Ele deu a declaração a jornalistas no Palácio do Planalto depois de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando tomou posse oficialmente do novo cargo.

"O porto de Santos, o nosso desejo é de trabalhar pela não privatização. Mas vamos dialogar com o setor produtivo. Decisão portuária de privatização é decisão de governo", disse o novo ministro. Ele declarou que não haverá preconceito com o setor produtivo, e que o porto de Santos da forma como opera hoje é rentável.

Costa Filho disse que terá uma reunião com os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Celso Sabino (Turismo) para discutir uma forma de baixar o preço das passagens aéreas com as companhias de aviação. "Não é um desafio fácil, é um problema mundial hoje o custo das passagens", disse.

Ele também afirmou que falará com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para buscar uma forma de expandir a malha hidroviária do País.

Lacres 'viram' mesmo cadeiras de rodas? Entenda Lacres 'viram' mesmo cadeiras de rodas? Entenda

Silvio Costa Filho falou em "perseguir" uma redução dos juros pelo Banco Central. Lula e seus auxiliares têm criticado o presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, pelo patamar da Selic desde o começo do governo.

O agora ministro agradeceu ao presidente pela confiança. Disse que entrará em contato com os 27 governadores e com os prefeitos das capitais. Afirmou que os municípios serão ouvidos em sua gestão. Ele também fez agradecimentos a Márcio França, que está sendo remanejado para a nova pasta de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Silvio Costa Filho mencionou a relação com o Congresso como uma de suas tarefas prioritárias à frente do ministério. Lula abrigou Costa Filho e André Fufuca, do PP, no primeiro escalão do governo para ter mais votos a favor de seus projetos na Câmara dos Deputados.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade