Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O adicional além da conta: afinal, quanto dar de gorjeta?

Prática é recorrente no Brasil, sendo opcional para o cliente de estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes e similares

17 fev 2024 - 05h00
(atualizado às 12h06)
Compartilhar
Exibir comentários
No Brasil, a maioria dos estabelecimentos adiciona automaticamente uma taxa de 10% como gorjeta
No Brasil, a maioria dos estabelecimentos adiciona automaticamente uma taxa de 10% como gorjeta
Foto: Agência Brasil

Clientes de estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes e similares estão acostumados a receber na conta de consumo uma sugestão de valor de gorjeta. O adicional, que vem além do valor total consumido, é uma prática recorrente no Brasil, mesmo sendo opcional. Em algumas cidades, como São Paulo, o valor varia entre 10% a 13% do valor total da conta.

Embora a prática da gorjeta não seja algo novo e nem exclusivo do Brasil, muitos brasileiros ainda têm dificuldade e ficam indecisos sobre a quantia ideal. Para aqueles que entendem que a prática serve para reter a mão de obra qualificada, dar gorjetas pequenas pode ser ofensivo. No entanto, em alguns casos, dar gorjetas demais pode deixá-lo descapitalizado. Então, afinal, quanto dar de gorjeta? 

Para o especialista em finanças pessoais João Victorino, uma regra que pode ser levada em conta é a qualidade do serviço. Conforme aponta, existem algumas pessoas que criam uma escala de qualidade, e aumentam o percentual de suas gorjetas a serem dadas conforme a qualidade do serviço prestado. Ele exemplifica:

  • 10% - Serviço ok (mas abaixo da média);
  • 15% - Padrão (bom serviço, nada fora do comum);
  • 20% - Ótimo serviço (o prestador de serviços e o estabelecimento te fizeram sentir bem pela experiência);
  • 25% - Serviço excepcional (eles foram ao infinito e além para satisfazer suas necessidades);
  • 30% - Quando um estabelecimento favorito atravessa períodos difíceis ou foi vandalizado/roubado.

“Não existe uma regra específica sobre quanto dar de gorjeta. Por outro lado, caso o seu orçamento esteja limitado, o meu conselho é fazer menções do serviço da pessoa para seus amigos, familiares e conhecidos. Não menospreze o poder da propaganda boca a boca”, acrescenta João Victorino.

No Brasil, a maioria dos estabelecimentos adiciona automaticamente uma taxa de 10% à conta como serviço, mas muitos clientes optam por arredondar o valor total para cima como gesto de apreço ao serviço. A Lei nº 13.419/2017, em seus parágrafos 3 e 4 do artigo 2º, mostra o que caracteriza uma gorjeta. 

  • “§ 3º Considera-se gorjeta não só a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como também o valor cobrado pela empresa, como serviço ou adicional, a qualquer título, e destinado à distribuição aos empregados.”
  • “§ 4º A gorjeta mencionada no § 3º não constitui receita própria dos empregadores, destina-se aos trabalhadores e será distribuída segundo critérios de custeio e de rateio definidos em convenção ou acordo coletivo de trabalho.”

Prática das gorjetas em outros países

Nos Estados Unidos, as gorjetas são consideradas uma parte fundamental da remuneração dos trabalhadores do setor de serviços, especialmente em restaurantes. Os clientes geralmente deixam uma porcentagem do valor da conta como forma de reconhecimento pelo serviço prestado. É comum dar 15% a 20% do valor total da conta.

Na China, a prática de dar gorjetas não é comum e pode até ser vista como ofensiva em alguns casos. O serviço é geralmente incluído na conta.

Já no Japão, a cultura das gorjetas é praticamente inexistente. Oferecer uma gorjeta pode ser mal interpretado, pois o serviço de qualidade é considerado padrão e parte da experiência.

Na Austrália, as gorjetas não são tão comuns quanto em outros lugares. O salário mínimo é mais alto para trabalhadores do setor de serviços, o que diminui a dependência das gorjetas.

Em muitos países europeus, uma taxa de serviço já está incluída na conta. No entanto, muitas pessoas ainda arredondam a conta para cima como gesto de apreço.

Seis estrelas: confira o Resort de mais de R$ 18 bilhões inaugurado na 'cidade do pecado' Seis estrelas: confira o Resort de mais de R$ 18 bilhões inaugurado na 'cidade do pecado'

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade