Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
AO VIVO
Conclave: confira como foi a escolha do novo papa

O que acontece se não pagar IPTU?

O não pagamento pode acarretar multa, inscrição na dívida ativa do município e até penhora dos bens; entenda.

26 dez 2024 - 05h00
(atualizado em 31/1/2025 às 10h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O atraso no pagamento do IPTU pode resultar em restrição ao nome do proprietário, cobrança judicial com acréscimo de juros e multas e, em última instância, na penhora do imóvel.
O cronograma de recolhimento do IPTU já está definido em várias cidades do Brasil.
O cronograma de recolhimento do IPTU já está definido em várias cidades do Brasil.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão / Estadão

Os boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025 começarão a ser entregues pelos Correios aos proprietários de casas, apartamentos, comércio ou terrenos localizados em áreas urbanas nos primeiros meses do ano.

O cronograma de recolhimento do imposto está definido em várias cidades do Brasil e o não pagamento pode acarretar diversos problemas!

De acordo com especialistas consultados pelo Terra, assim como acontece em outras cobranças de imposto, não pagar o IPTU gera multa e juros sobre a parcela atrasada.

Por isso, é preciso se planejar financeiramente e se atentar para não perder os prazos de pagamento. A multa e os juros variam de acordo com o município para qual o imposto será pago.

Rafael Quaresma, especialista em direito do consumidor, afirma que além da multa e da inscrição na dívida ativa do município, o não pagamento do tributo também pode levar a perda do imóvel.

“O contribuinte pode ficar sem o bem, desde que tenha ação judicial de execução em curso. Depois disso, o bem é levado a leilão e poderá ser adquirido por qualquer particular interessado”. 

O que acontece se não pagar IPTU?

O não pagamento do IPTU pode levar à inclusão do nome do proprietário em cadastros de inadimplentes, cobrança judicial com juros e multas e, em último caso, à penhora do imóvel.

Outro problema é que o IPTU de um imóvel deve ser quitado antes dele ser vendido ou de sua propriedade ser transferida. Caso contrário, a dívida com o imposto aparecerá na Certidão Negativa de débito e poderá atrapalhar o fechamento da venda do imóvel ou, por exemplo, a obtenção de financiamento imobiliário.

Quem não paga o IPTU pode perder o imóvel?

A penhora do imóvel acontece após uma série de medidas tomadas pela prefeitura, como a notificação do proprietário com a informação do prazo limite para pagamento da dívida. Caso a pessoa que é proprietária do imóvel não pague o IPTU, a prefeitura pode protestar a dívida, formalizando em cartório que alguém não pagou o imposto. 

O não pagamento pode levar o nome do proprietário a ser inscrito em cadastros de inadimplentes, o que gera outras complicações para a vida financeira.

A prefeitura também pode cobrar judicialmente o valor devido de IPTU, acrescido de juros e multa. Se não houver pagamento, o imóvel será cadastrado em dívida ativa municipal e, em último caso, penhorado para pagamento da dívida.

Quanto tempo pode ficar sem pagar o IPTU?

Não há um tempo específico que pode ser indicado como prazo para que o IPTU não seja pago, já que juros e multas são aplicados desde o primeiro dia de atraso no pagamento.

Além disso, após a comunicação da prefeitura relacionada à dívida em aberto, o prazo para o imóvel ser penhorado depende dos trâmites judiciais da cobrança do IPTU atrasado.

Como renegociar a dívida do IPTU?

Para pagar IPTU atrasado, basta conseguir a 2ª via do boleto do imposto no site da prefeitura da cidade em que o imóvel está.

Os valores de juros e multa serão incluídos no novo documento, que terá novo prazo de vencimento. Se a dívida for significativa e houver notificação da prefeitura, é necessário entrar em contato com a administração municipal para renegociar.

Em alguns casos, são oferecidas condições especiais de parcelamento e descontos.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade