Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que é black friday, quando é e como monitorar ofertas!

Pensando em aproveitar descontos da Black Friday? Entenda o que é a data, como buscar as melhores ofertas e como evitar golpes!

28 out 2024 - 05h01
(atualizado em 5/11/2024 às 18h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Black Friday é uma tradicional data de compras nos Estados Unidos que tem atraído sucesso no Brasil. Oferece descontos em produtos, mas também exige vigilância para evitar fraudes. Em 2024, ela acontecerá no dia 29 de novembro!
Entenda o que é black friday e como monitorar preços.
Entenda o que é black friday e como monitorar preços.
Foto: Reprodução/iStock/ArtistGNDphotography

O mês de novembro reserva um grande momento para quem gosta de realizar compras ou precisa de algum produto importante. É nesse mês que acontece a Black Friday, tradicional data do mercado varejista dos Estados Unidos que começou a fazer bastante sucesso no Brasil recentemente. 

Entenda o que é Black Friday, como surgiu e como aproveitar as melhores ofertas e também se proteger de sites falsos e golpistas que além de dinheiro, podem roubar informações pessoais e sigilosas.

O que é a Black Friday?

Tradicionalmente, a Black Friday marca o início das compras de natal dos consumidores dos Estados Unidos. 

A data é caracterizada por descontos atrativos em diversos produtos, principalmente equipamentos eletrônicos como televisores, celulares, acessórios e videogames. Inicialmente, as ofertas duravam 24 horas ou menos, o que fazia a data ser muito importante. 

Como surgiu o termo Black Friday?

A origem do nome da data é frequentemente associada a três ocorrências. A primeira é do ano de 1869, quando uma intervenção governamental fez o preço do ouro despencar nos Estados Unidos, e os investidores chamaram a data de Black Friday, ou “sexta-feira negra”.

Outra teoria fala sobre a coincidência de diversos funcionários faltarem aos seus empregos na sexta-feira após o dia de ação de graças. A data então ficou conhecida pelos empresários como Black Friday.

Entretanto, a teoria mais aceita sobre o termo e o dia de promoções está associada aos policiais da cidade da Filadélfia da década de 60, que chamavam o dia de Black Friday, por conta dos elevados níveis de ocorrências em lojas e trânsito caótico na cidade. 

Publicitários até tentaram mudar o nome para Big Friday nos anos seguintes, justamente para não empregar o termo “black”, mas o nome não fez sucesso e retornaram ao original.

Como é que funciona a Black Friday?

No início, as ofertas da Black Friday eram momentâneas e os descontos precisavam ser atrativos para fazer o público esperar horas para as lojas abrirem. Ao longo dos anos, a data ficou marcada pelas ofertas e por ser a principal data de compra do varejo dos Estados Unidos. 

Nos últimos anos, com o crescimento das vendas on-line, muitos lojistas aderiram à Cyber Monday, que acontece na segunda-feira seguinte à Black Friday como forma de incentivo às vendas online. 

Quando é a Black Friday?

A Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro e sempre acompanha o feriado do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) nos Estados Unidos, que acontece na última quinta-feira de novembro. 

Em 2024 a Black Friday será no dia 29 de novembro

Em 2025 a data será no dia 28 de novembro, enquanto em 2026, será no dia 27 do mesmo mês.

Quais são as vantagens da Black Friday?

Como já mencionado, a Black Friday pode vir acompanhada de grandes descontos e ofertas exclusivas, o que faz com que diversos produtos fiquem com preços mais acessíveis.

Entretanto, algumas lojas brasileiras aumentam o preço de suas mercadorias antes da data e as revendem no dia com o preço tradicional, ou até mais caro, justamente para não oferecer esse desconto e lucrar, na prática conhecida popularmente como “Black Fraude".

Por isso é importante se preparar para a Black Friday com antecedência, confira como:

Como monitorar ofertas na Black Friday?

Justamente para evitar golpes, já existem sites, aplicativos e extensões para navegador especializados em comparação de preços na internet. Sites como Buscapé, Promobit e Zoom, são tradicionais comparadores de preços da internet e podem auxiliar você a encontrar o preço mais baixo para o produto que deseja comprar na Black Friday. 

É possível que o site de comparação de ofertas conte com a opção de emitir uma notificação quando o produto entrar em promoção ou quando o valor atingir o desejado, e essa pode ser uma boa dica para conseguir um preço abaixo do tradicional e economizar na Black Friday.

Acompanhar a evolução do preço de um produto ao longo do tempo em diversos sites, bem como buscar promoções em lojas físicas pode ser uma boa alternativa para economizar na Black Friday. Buscar por cupons de descontos e alternativas de cashback também podem ajudar a garantir ótimos negócios na Black Friday.

Atualmente existem diversos grupos de promoções em aplicativos como Telegram e WhatsApp que podem fazer uma curadoria de bons negócios, entretanto, é necessário observar sempre os links enviados, se são mesmo dos sites reais das lojas e não de golpistas buscando roubar informações do comprador através dos golpes de phishing.

Como identificar um site real?

Mais importante do que saber o que é Black Friday e quando ela acontece, é necessário saber como realizar compras na internet com segurança. Na empolgação por uma oferta, podemos não nos atentar aos detalhes do site em que estamos. 

Para não cair em golpes é necessário checar a reputação do site, caso não seja conhecido. Sites como Reclame Aqui e Site confiável podem ser importantes para garantir que a loja é real. 

Esses sites são grandes aliados de quem faz compras online, especialmente o segundo, que agrega diversas informações para certificar que o site é seguro e é um grande aliado.

Veja dicas para evitar cair em golpes na Black Friday

  • Evite clicar em links suspeitos recebidos por mensagens de desconhecidos, anúncios on-line ou e-mail. Caso clique, sempre cheque a veracidade e segurança do site antes de fornecer informações sigilosas.
  • Desconfie de preços muito abaixo dos praticados em outros sites
  • Verifique se o site conta com um cadeado na barra de navegação e o endereço começa com https; esses sinais ajudam a confirmar que o site é seguro
  • Use um cartão de crédito virtual

Agora que você já sabe o que é Black Friday, como a data surgiu, como procurar por boas promoções e como se proteger de golpes e fraudes, continue acompanhando a editoria Dinheiros do Terra!

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade